Criado para tirar dúvidas da população sobre a pandemia do novo coronavírus, o projeto de extensão Orienta Covid, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), realizou 170 atendimentos telefônicos durante o primeiro mês de atividades.

De acordo com Milena de Oliveira Simões, professora do departamento de Medicina da UFJF-GV e coordenadora do projeto, as dúvidas mais recorrentes são relacionadas aos testes e à sintomatologia da Covid-19. “Percebemos que, por mais que as pessoas saibam como se prevenir e o que fazer, o medo frente ao vírus faz com que elas necessitem de uma informação mais personalizada. Por exemplo, muitos sabem que precisam ir à unidade de atenção básica, mas o medo da infecção os leva a precisar do enfoque na orientação para fazer isso. Muitos também não conhecem ou sabem qual sua Estratégia de Saúde da Família de referência e estamos lá para isso também, promover a disseminação de endereços e telefones, tudo que possa ajudar nesse momento. Sem contar que, a todo momento, surgem fake news. Sabemos que a mídia atualiza a população sobre a pandemia, mas, muitas vezes, é em um atendimento humanizado e mais pessoal, nesse momento de distanciamento social, que percebemos o valor do projeto”.

Para suprir a demanda, o Orienta Covid conta com uma equipe formada por 43 estudantes de medicina voluntários, 12 médicos residentes (preceptores) e 13 professores e/ou médicos colaboradores. “Gostaria de agradecer todo o apoio fornecido ao projeto, principalmente dos nossos colaboradores externos, médicos que estão auxiliando de alguma forma nossos alunos nos atendimentos e que também se disponibilizaram de maneira voluntária para divulgar nosso número nas unidades de saúde em que trabalham”, ressaltou Milena.

Além de auxiliar ao paciente, o projeto contribui para a formação dos estudantes. Com a paralisação das aulas presenciais e o necessário distanciamento social, o teleatendimento tornou-se uma importante ferramenta de aproximação com a população que precisa de cuidados médicos. “Quando abrimos o edital do projeto, havia 30 vagas e recebemos 86 inscritos, todos demonstraram um grande interesse em auxiliar de alguma forma a população neste momento que estamos vivendo. Saber que pode ajudar, mesmo que a distância, é muito gratificante. Além disso, o projeto tem se tornado uma forma de treinamento para situações de teleatendimento futuros que eles possam enfrentar. É muito importante adequar à linguagem e estar sempre bem informado e atualizado, e como professora coordenadora tenho observado que a soma de todos esses fatores tem agregado muito para o voluntário”, destacou.

O projeto de extensão Orienta Covid terá duração de seis meses. Até o mês de dezembro, a população que tiver dúvidas sobre a doença pode ligar gratuitamente para o telefone 0800 042 0506.