A queima de combustíveis fósseis é responsável por um sexto da emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Tendo isto em vista, pesquisadores e fabricantes de todo mundo direcionaram seu foco para a produção de veículos elétricos. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Equipe Capivara de Eficiência Energética tem como principal objetivo construir um protótipo que tenha a maior eficiência no consumo de energia. O projeto da equipe foi contemplado com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) na chamada para o Programa Santos Dumont para projetar e construir um veículo elétrico.

A curto prazo, os integrantes da equipe pretendem construir um veículo elétrico que possibilite participar e atingir resultados válidos no evento Shell Eco-marathon Brasil. “Essa primeira etapa é essencial para o compartilhamento de experiências com outros competidores e, também, para consolidar o aprendizado da construção de um protótipo”, destaca André Ferreira, supervisor da equipe. A longo prazo, o grupo busca incorporar os avanços científicos e tecnológicos para alcançar bons resultados nas competições, na divulgação científica e na formação profissional dos integrantes.

“O apoio da Fapemig veio em um momento muito oportuno, uma vez que contribui significativamente para a transição da equipe nas competições Shell Eco-Marathon de motor de combustão interna para motor elétrico alimentado por baterias eletroquímicas”, lembra Ferreira. Além disso, Pedro Bull, o capitão da equipe, destaca que o auxílio financeiro contribuirá na aquisição dos materiais necessários para participação na competição. “Além de permitir projetar um veículo mais eficiente, esses recursos agregam uma grande estrutura de equipamentos e materiais para que os membros consigam desenvolver os conhecimentos adquiridos dentro das salas de aula e do projeto em si”, aponta.

Veículos elétricos

Os veículos elétricos são mais econômicos e não emitem gases poluentes. Mesmo os veículos elétricos híbridos emitem muito menos gases de efeito estufa do que os veículos de motor de combustão interna, em especial, os que funcionam apenas com o uso de combustíveis fósseis. No entanto, por qual razão ainda são poucos os veículos elétricos no mercado nacional? Ferreira explica que o principal problema dos veículos elétricos ainda são as baterias eletroquímicas, que além de representarem um custo significativo – cerca de metade do preço do veículo – são pesadas e ocupam um significativo espaço interno no veículo. “Associe a isso toda a infraestrutura, como postos para reabastecimento e a autonomia de percurso. Existem desafios científicos e tecnológicos que possibilitarão a expansão da comercialização desses veículos em solo nacional”, esclarece. 

Equipe Capivara de Eficiência Energética

A Equipe Capivara de Eficiência Energética (ECEEN) é uma equipe de competição fundada em 2012, com o objetivo de projetar e fabricar protótipos de veículos com elevada eficiência energética. Em 2019, a equipe decidiu se reformular, buscando a transição de veículos de combustão interna para veículos elétricos de bateria eletroquímica. Além de alunos dos cursos de Engenharia, a equipe conta com um grupo de professores que coordena o projeto e com um consultor, externo à Universidade, com experiência na área de protótipos de eficiência. Atualmente, a equipe recebe patrocínio da Faculdade de Engenharia da UFJF,  do CRITT, da SolidWorks, da OpenCadd/Mathworks, da Fibertex e da Nottable Metal Works. 

Além da possibilidade de aplicar os conhecimentos teóricos em projetos práticos, os alunos realizam pesquisas sobre os recentes avanços tecnológicos em veículos elétricos, participam de competições e congressos científicos e aprimoram sua formação profissional. A equipe faz parte de um projeto de Treinamento Profissional registrado na Pró-reitoria de Graduação (Prograd). De acordo com Ferreira, o edital será aberto assim que houver identificação de interesse por parte de alunos em se candidatarem. Mestrandos ou doutorandos em Engenharia Elétrica, também são bem-vindos à equipe para desenvolvimento de veículos elétricos. Os alunos podem enviar mensagem para eficiencia.capivara@engenharia.ufjf.br para manifestar interesse. 

Mais informações

Equipe Capivara | eficiencia.capivara@engenharia.ufjf.br

Instagram