Ator Thiago Mendonça, que estrela espetáculo exibido na IV Semana Rainbow da UFJF, já viveu Renato Russo no Filme “Somos tão jovens” (Foto: Reprodução Facebook)

Nesta sexta-feira, 14, o programa “Na hora do lanche” conversa com o ator Thiago Mendonça. Ele fala sobre a peça, exibida na IV Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), “Stonewall 50 – Uma Celebração Teatral”. O programa ainda conta com a participação da coordenadora científica do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Ciências da Saúde (Nupics), Nádia Raposo, para explicar sobre a impressão 3D de medicamentos; e com a estudante do curso Engenharia de Produção, Andressa Souza, que relata a conquista do terceiro lugar em uma competição sul-coreana de inovação tecnológica. A transmissão, ao vivo, começa a partir das 15h, e pode ser acompanhada no perfil da UFJF no Instagram. A apresentação é feita pelo estudante de Moda, Nino de Barros.

A peça “Stonewall 50 – Uma Celebração Teatral” remete a Stonewall, um bar em Nova Iorque, onde há 50 anos aconteceu o mais significativo levante contra os violentos abusos praticados por policiais. A peça mantém o clima de celebração em meio a músicas, dança, histórias e brincadeiras. Durante a encenação, Mendonça conta sobre esse e outros acontecimentos importantes, lembrando nomes como Vange Leonel, George Michael, Judy Garland, Divina Valéria e a diva da praça Roosevelt, Phedra de Córdoba.

“A primeira vez que ouvi falar desse assunto foi através do álbum The Stonewall Celebration Concert, de Renato Russo, lançado em 1994, para comemorar os 25 anos da revolta. Renato selecionou e gravou em inglês composições emblemáticas do universo Queer. Algumas delas estão presentes nessa peça”, conta Mendonça, que viveu Renato Russo no filme “Somos Tão Jovens”.

Medicamentos 3D
Com o avanço da tecnologia, os processos tradicionais de fabricação de medicamentos têm dado espaço para outros métodos realizados de maneiras menos trabalhosas e de forma personalizada. Diante dessa perspectiva, a professora da Faculdade de Farmácia, Nádia Raposo, uma das pesquisadoras envolvidas no estudo, explica sobre o desenvolvimento de uma nova forma do uso da tecnologia para a fabricação de Minoxidil – medicamento usado no tratamento de alopecia.

“Muitas pessoas ainda não conhecem o processo de impressão de medicamentos em 3D ou sobre a manufatura aditiva. Vamos abordar sobre como é possível fabricar esses medicamentos personalizados com o auxílio dessa nova tecnologia. O Nupics, da Faculdade de Farmácia, têm produzido comprimidos de Minoxidil por meio dessa técnica e, recentemente, nossa pesquisa foi publicada internacionalmente”, observa Nádia.

Competição internacional
As alunas de Engenharia de Produção, Andressa Souza e Sabrina Castro, juntamente com o estudante de Ciências da Computação, Luis Henrique Ribeiro, conquistaram o terceiro lugar na competição SolBridge Tech Innovation Challenge 2020. O concurso, promovido pela universidade sul-coreana SolBridge International School of Business, propunha que os participantes desenvolvessem um produto, serviço ou processo de base tecnológica que solucionasse questões ambientais na Coreia do Sul, ou em seu país natal. 

Andressa vai falar sobre a ideia, denominada Ballon, que segue o conceito da criação de florestas verticais – método que utiliza plantas em varandas ou em paredes externas aos prédios – , para filtrar o ar e absorver gases tóxicos. “Desenvolvemos também uma proposta de floresta interna, considerando a falta de espaço da Coréia do Sul, que é um país relativamente pequeno. Nosso projeto focou na criação em um prédio com vários andares, contando com tecnologias já existentes e energias renováveis para, dessa maneira, além de ser uma fábrica de ar limpo, tornar-se um ponto turístico, algo muito valorizado no país.”

O programa
Desde o início do período de afastamento social e encerramento das atividades presenciais, a UFJF vem adequando e mantendo sua produção acadêmica ativa nos espaços virtuais. O quadro, exibido tradicionalmente no canal do Youtube da UFJF, migrou para a rede social Instagram no formato de live. As transmissões são realizadas todas as sextas-feiras, às 15h, no perfil da UFJF no Instagram. O objetivo principal é apresentar as ações de pesquisa e extensão que a instituição tem promovido no combate ao coronavírus.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF