“Com a palavra, as mulheres!” é o tema da programação desta quarta-feira

“Com a palavra, as mulheres!” é o tema da programação desta quarta-feira

Para refletir sobre questões relacionadas à mulher, a expressividade lésbica e à luta pela igualdade de gêneros, a IV Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre espaço para que a programação desta quarta-feira, 12, seja totalmente direcionada para as pautas do público feminino. As atividades conduzidas pelo tema “Com a palavra, as mulheres!” ocorrem virtualmente, à partir das 20h, e podem ser acompanhadas no Youtube.

A roda de conversa “Diversas (na luta) por todes! Mulheres em diálogo” propõe um debate em que sejam apresentadas as diversidades de mulheres que estão diariamente lutando em busca de um ambiente com mais equidade para todas. Participam da iniciativa, a professora do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e integrante do coletivo “Marielle Franco – Mulheres da UFJF”, Célia Arribas; a membra fundadora do Centro de Referência e Promoção da Cidadania LGBTQI+ (CeR/UFJF), Bruna Rocha; a jornalista e fundadora do projeto Papo de Minas, Leilane Germano; e a professora de História na rede estadual de ensino de Minas Gerais, atuante nos movimentos estudantil e LGBTQIA+ em Juiz de Fora e no estado, Natália Sousa. A mediação fica por conta da ativista lésbica Mariju.

A programação também conta com a Conferência “Saúde Mental em tempos de pandemia”, proposta pela psicóloga da UFJF, Claudia Ciribelli; e com o show da cantora juiz-forana, Uiara Leiggo. Além disso, também há a exibição da mostra dos projetos aprovados nos editais disponibilizados pela organização da ação extensionista.

Saúde Mental

A proposta da psicanalista Claudia Ciribelli busca dialogar com a comunidade a necessidade dos cuidados com a saúde mental diante do quadro pandêmico enfrentado mundialmente. Cláudia compõe o grupo de psicólogos do Centro de Psicologia Aplicada da UFJF, além de ser graduada pela instituição e mestra em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, coordena o  projeto de extensão “Clarices – atendimento de mulheres usuárias de drogas”.

Uiara Leiggo

Uiara Leiggo representa uma nova geração de compositores da música brasileira. O álbum “Meu Canto é Segredo” e os novos singles propõem um universo de criação sem regras e rótulos. Nas letras das canções, expõe dramas e buscas por autoconhecimento em reflexões sobre a humanidade. Durante a trajetória artística, Uiara se apresentou em palcos sagrados da MPB, como o Beco das Garrafas de Bossa Nova, no Parque das Ruínas (RJ); cantou e concorreu em diversos festivais, como o Festival Nacional de Canção (Fenac). Em 2019 lançou os singles “O tanto que doeu” e “Sal do Mar”, com novas concepções. Como composição, traz uma marca poética definida pela beleza e entrega das letras existenciais, além de trazer reflexos contemporâneos sobre conflitos, esperança, solidão e amor.

Quarta-feira, 12 de agosto
Tema: Com a palavra, as mulheres!
20h – Abertura
20h05 – Teatro do Indivíduo convida!
20h10 – Roda de conversa: Diversas (na luta) por todes! Mulheres em diálogo
21h – Conferência Saúde mental em tempos de pandemia
21h20 – Olhar diverso. Mostra dos projetos aprovados nos editais
21h30 Show da cantora juiz-forana Uiara Leiggo

Semana Rainbow

Desde 2017, o projeto de extensão propõe-se a realizar uma série de ações voltadas para a inclusão social da comunidade LGBTQIA+ por meio de eventos culturais. Em 2020, a IV Semana Rainbow da UFJF on-line reúne atividades artístico-culturais, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões relacionadas às homossexualidades, às identidade de gênero e sexual, além de trabalhar o respeito à diversidade. As atividades serão totalmente realizadas em um espaço virtual, no período de 10 e 16 de agosto, com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão.

Confira a programação completa.

Outras informações
Site: www.semanarainbowufjf.com
Instagram: @semanarainbowufjf
Facebook: Semana Rainbow da UFJF
Youtube: Semana Rainbow da UFJF

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF