Programação começa às 20h e pode ser acompanhada no Youtube

Em busca de democratizar os diálogos que permeiam a comunidade LGBTQIA+, a IV Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) debate nesta terça-feira, 11, os temas raça, gênero e sexualidade. As atividades ocorrem virtualmente, à partir das 20h, e podem ser acompanhadas no Youtube.

Para a roda de conversa “Diálogos sobre raça, gênero e sexualidade” foram convidados o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira; a mestra em Filosofia pela  Universidade de São Paulo (USP), mulher trans e bissexual, Magô Tonhon; o integrante do grupo de pesquisa “Desigualdades, Desrespeito e Discriminação: a atuação do direito brasileiro nas relações sociais de dominação e opressão”, Isaac Porto dos Santos; e o representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Miguel Villela. O debate será conduzido pelo advogado trans, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/JF e membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero OAB/MG, Júlio Mota.

Também compõe a programação a performance da drag queen convidada, Lee Brandão, o lançamento do livro O Casulo Dandara, da autora cearense Vitória Holanda, além da mostra dos projetos aprovados nos editais e as performances teatrais “Vida Viada” e “Ofélia, a travesti gorda”.

O Casulo Dandara

O livro narra a história da travesti Dandara dos Santos, 42 anos, assassinada violentamente por seis homens que filmaram o crime, em 2017. O vídeo acabou compartilhado nas redes sociais, o que ajudou a Polícia a identificar os autores e a Justiça a condená-los por homicídio triplamente qualificado. O caso, ocorrido em Fortaleza (CE), repercutiu internacionalmente.

Vitória Holanda, inspetora da Polícia Civil, foi uma das responsáveis por investigar o assassinato de uma das suas melhores amigas, a travesti Dandara dos Santos. Dois anos depois, a policial contou essa história em O Casulo Dandara que narra a trajetória de um ser humano que estudava, brincava, tinha amigos, projetos e sonhos.

Vida Viada

Com a autoria de Augusto Rocha, a obra teatral adaptada para apresentação em vídeo aborda as temáticas da discriminação e dos direitos de pessoas LGBTQIA+, referendando mais de 50 anos de enfrentamento político da violência de gênero. A apresentação narra as peripécias da personagem Nunna Queer, através de uma narrativa intimista, contando de maneira humorada as dores de ser uma criança afeminada nos anos 1990.

Ofélia, a travesti gorda

A apresentação narra a história de Ofélia, uma travesti gorda, viciada em Coca-Cola. Durante a encenação, a personagem se confronta com as roupas pequenas, a imposição da magreza, a depressão e a vida sexual de uma mulher fora dos padrões estéticos. O texto de Helena Vieira traz à tona questões comportamentais moldadas a partir da construção social dos desejos, do ideário dos corpos e dos padrões pré-estabelecidos do que é considerado belo. A personagem é interpretada por Magô Tonhon.

Terça-feira, 11 de agosto
Tema: Raça, gênero e sexualidade
20h05 – Teatro do Indivíduo convida!
20h10 – Roda de conversa: Diálogos sobre raça, gênero e sexualidade
20h50 – Performance de Lee Brandão (drag queen convidada)
21h05 – Lançamento do livro O Casulo Dandara
21h20 – Olhar diverso. Mostra dos projetos aprovados nos editais
21h30 – Performance teatral “Vida Viada”
21h50 – Espetáculo teatral “Ofélia, a travesti gorda”

Semana Rainbow

Desde 2017, o projeto de extensão propõe-se a realizar uma série de ações voltadas para a inclusão social da comunidade LGBTQIA+ por meio de eventos culturais. Em 2020, a IV Semana Rainbow da UFJF on-line reúne atividades artístico-culturais, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões relacionadas às homossexualidades, às identidade de gênero e sexual, além de trabalhar o respeito à diversidade. As atividades serão totalmente realizadas em um espaço virtual, no período de 10 e 16 de agosto, com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão.

Confira a programação completa.

Site: www.semanarainbowufjf.com
Instagram: @semanarainbowufjf
Facebook: Semana Rainbow da UFJF
Youtube: Semana Rainbow da UFJF