Inicia-se nesta quarta-feira, 12, a 17ª edição do “Critt na Quarentena”, projeto desenvolvido pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, que acontece on-line desde o começo da pandemia, agora aborda temas como o design thinking e aceleração corporativa como forma de conectar startups às grandes empresas.

Segundo o gerente do Setor de Empreendedorismo do Critt, Rafael Gonçalves, mesmo durante o isolamento social, o Critt continua exercendo seu papel de referência na Zona da Mata. “É fundamental trazermos temas relevantes para a discussão, auxiliando o ecossistema do empreendedorismo a vislumbrar novas oportunidades de crescimento nesse contexto tão difícil.” 

Critt Talks

O Critt Talk acontece na quarta-feira, 12, às 15h, através da plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Com o tema “Design Thinking na Prática”, o workshop será mediado pela responsável do Setor de Treinamentos do Critt/UFJF, Josane Gomes Weber Oliveira, que explicará como abordar a mentalidade do design thinking de forma clara e prática no cotidiano, alavancando resultados pessoais e profissionais.

Também estará presente o convidado Enéas Pereira, administrador de empresas com MBA em Gestão da Inovação, pela Universidade Pitágoras, e premiado com a medalha Alumni Diamante pela Estácio de Sá em 2018. Pereira tem experiência nas áreas de gestão da inovação e equipe, atendimento ao cliente, ministração e desenvolvimento de treinamentos, solução de problemas, gestão de conflitos, mapeamento de processos e comunicação empresarial. 

As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis. 

Critt Live

O Critt Live acontece nesta quinta-feira, 13, às 17h, no Instagram do Critt. A transmissão ao vivo tem como tema “Aceleração corporativa como forma de conectar startups às grandes empresas” e conta com mediação de Rafael Gonçalves. A discussão abordará empreendedorismo empresarial, contando com espaço para perguntas do público sobre a palestra e o edital Parcerias em Inovação Aberta (PIA).

O convidado para a conversa é André Medina, gerente de Inovação da multinacional Andrade Gutierrez, responsável pelo programa de Inovação Aberta Vetor AG e especialista em modelos de negócio, tendo avaliado, orientado e mentorado mais de 500 startups de programas, como InovAtiva Brasil, 100 Open Startups e Seed. Medina tem experiência também em programas de inovação aberta e aceleração de startups, contando com passagens por programas da Nexa, Fiemg, Neo Ventures, Techmall e Lemonade. 

De acordo com Rafael Gonçalves, a inovação aberta está na agenda das maiores empresas brasileiras, como meio de fomentar a inovação em seus processos produtivos. “A aceleração corporativa é uma das formas de realizar isso, por meio de desafios tecnológicos que as startups propõem. A grande experiência do André Medina com certeza vai enriquecer a conversa, principalmente nesse momento em que o Critt, por meio de seu recém lançado programa Parcerias em Inovação Aberta, se insere nesse contexto como estimulador desse movimento na nossa região.”

Outras informações: Setor de Treinamento do Critt – treina.critt@ufjf.edu.br