Tema “Domicílio e Sustentabilidade” leva em conta contexto do distanciamento social em que estamos vivendo (Foto: Pixabay)

O 4° Concurso Fotográfico “Imagem e Ação”, promovido pelo Grupo de Educação Tutorial do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (GET-ESA), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), escolheu para este ano o tema “Domicílio e Sustentabilidade”. A proposta da competição é refletir, por meio de fotografias e suas legendas, questões de sustentabilidade dentro de casa. As inscrições podem ser feitas até às 23h59 desta quarta-feira, 12. A participação é gratuita e aberta ao público em geral. Todas as instruções e detalhes estão disponíveis no edital do concurso.

A temática foi definida levando em conta o contexto de pandemia e distanciamento social em que estamos vivendo. Os participantes devem encaminhar fotografias e legendas autorais, que estimulem refletir, de forma criativa, sobre o que é sustentabilidade e como esse conceito está ligado a nossa própria casa e ações. A quarta edição do Imagem e Ação acontece em conjunto com o Dia internacional da Juventude (IYD), cujo tema deste ano é “Engajamento jovem para Ação global”.

Segundo a professora e tutora do GET-ESA, Maria Helena Gomes, a parceria com o IYD é uma oportunidade de conquistar participantes de todo o país. “O GET sempre busca realizar ações com objetivo de conscientizar para as questões ambientais, de chamar a atenção das pessoas para o meio ambiente. Participar de um evento internacional nos dá uma maior visibilidade para nossas ações.”

Seleção
Primeiro será feita uma pré-seleção pela banca avaliadora, onde serão considerados critérios dispostos no edital, estética da foto, relação entre imagem e texto, criatividade e coerência com o tema proposto. As dez melhores serão avaliadas na etapa seguinte pela banca, composta pelos membros do GET-ESA, por um profissional da área e um professor do Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF.

Elas também serão postadas nas redes sociais do GET-ESA e participarão de uma competição de popularidade, onde será levado em consideração o número de curtidas e ‘likes’ de cada uma das fotografias. Depois, a partir das pontuações alcançadas em cada etapa, serão definidas as posições.

De acordo com o estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e integrante da banca avaliadora, João Gama Velez. a grupo está à procura de fotografias que despertem a conscientização ambiental. “Esperamos receber de tudo. Quando se trata de criatividade somos surpreendidos a cada edição. Mas temos expectativas de receber fotos e legendas que não só sejam bonitas e criativas, mas que tenham o potencial de fazer refletir todos que as visualizem”.

A melhor fotografia recebe o prêmio de R$ 200 e mais dois cursos. A segunda colocada, de R$ 100 e mais dois cursos. E a terceira, de R$ 50 e mais um curso.

Dia Mundial da Juventude
O Dia Internacional da Juventude foi criado em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma celebração anual do papel essencial dos jovens para gerar mudanças e também aumentar a conscientização sobre os desafios e problemas enfrentados pela juventude mundial. Anualmente, a ONU promove um tema e convida todos a realizarem atividades, eventos e projetos em torno da juventude. Em 2020, o GET-ESA/UFJF foi convidado para participar de três eventos: o concurso de Fotografia, o minicurso de compostagem e a live com os Jovens Pelo Saneamento (JPS-MG).

get.sanitaria.ambiental@gmail.com