Plataforma JF Salvando Todos divulga novo boletim informativo Covid-19. Esta é a sétima edição do documento, com dados atualizados da doença em Juiz de Fora, Minas Gerais e no Brasil. A edição traz também uma seção com dados de Governador Valadares.  O boletim destaca que a evolução dos números da pandemia ao longo das últimas duas semanas ainda não sugere que a pandemia esteja sob controle no Brasil, em Minas Gerais e em Juiz de Fora, tomando como base os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS)

Números de casos novos e vidas perdidas ainda em um patamar alto em JF e na Zona da Mata

O número de casos continua em crescimento na cidade. No dia 21 de julho, Juiz de Fora tinha 3107 casos confirmados e registrava 99 vidas perdidas de acordo com dados da Prefeitura de Juiz de Fora. Estes números evoluíram para 3642 casos confirmados e 119 vidas perdidas no dia 04 de agosto, representando aumentos de 16,7% e 20,2%, respectivamente, no período de 14 dias.

O Número de Reprodução Efetivo (Rt) estimado para Juiz de Fora oscilou entre os dias 21 de julho e 4 de agosto. Neste período, o Rt apresentou um valor máximo de 1,07 no dia 4 de agosto e um valor mínimo no de 0,58 no dia 26 de julho. “De acordo com a OMS, uma das condições para que a pandemia esteja sob controle é de que os valores do Rt sejam menores que 1 persistentemente por pelo menos duas semanas. Esta condição não foi verificada”,  destaca Marcel Vieira, um dos pesquisadores envolvidos na produção do documento.

Cenário semelhante é observado na Zona da Mata mineira. Até o dia 4 de agosto, a mesorregião Zona da Mata (definida conforme o IBGE) totalizava 12730 casos confirmados e 334 vidas perdidas de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais  (SES-MG). Apenas, na 31ª semana epidemiológica, foram confirmados na Zona da Mata 1435 novos casos e 40 vidas perdidas (aumento de 9% e 8,1%, respectivamente, em relação à semana anterior).  “Analisando os números de casos e vidas perdidas ao longo das três últimas semanas epidemiológicas, confirmamos que Juiz de Fora e a Zona da Mata ainda não atendem a dois importantes critérios da OMS”, aponta Marcel Vieira.

A distribuição dos casos confirmados, por faixas etárias, indica que a maioria (77,9% em Juiz de Fora e 74,7% na Zona da Mata) tem entre 20 e 59 anos de idade, ou seja, pertencem majoritariamente à parte da população que é economicamente ativa. Há um equilíbrio entre os sexos masculino e feminino no que diz respeito ao número de casos e óbitos. Já a análise da distribuição dos óbitos por faixas etárias em Juiz de Fora confirma que a maioria dos pacientes que vieram a falecer, 83,7%, tinha 60 ou mais anos de idade.

Governador Valadares apresenta recorde de registro de vidas perdidas

No dia 21 de julho, GV tinha 3028 casos confirmados e registrava 70 vidas perdidas de acordo com a SES-MG. Estes números evoluíram para 4282 casos confirmados e 107 vidas perdidas no dia 04 de agosto, representando aumentos de 41,4% e 52,9%, respectivamente, no período de 14 dias. Na 31ª semana epidemiológica (26 de julho a 1° de agosto), GV teve 515 novos casos confirmados e 37 registros de vidas perdidas, sendo a semana com o maior número de registros de óbitos desde o início da pandemia. No município foram registrados em média 92 novos casos e 3 vidas perdidas por dia nos últimos 7 dias.

Critérios da OMS para o controle de pandemias

A OMS destaca que para que a pandemia esteja controlada em determinada região, é necessária uma redução de pelo menos 50%, de forma contínua, do número semanal de novos casos por um período de três semanas desde o último pico; a redução, por pelo menos três semanas sucessivas, do número de vidas perdidas no município e valores do Número de Reprodução Efetivo (Rt) – número, em média, de casos secundários contaminados por um indivíduo com Covid-19 – menores que 1 persistentemente por pelo menos duas semanas. Além disso, o número de testes positivos para Covid-19 precisa estar abaixo de 5% por 2 semanas; a proporção de testes positivos para quadros gripais devem estar abaixo de 5% por 2 semanas; deve-se ter conhecimento da cadeia de transmissão de pelo menos 80% dos novos casos; número de mortes por pneumonia, em faixas etárias nas quais estava alto, precisa estar em queda.

Plataforma JF Salvando Todos

Desenvolvida e alimentada por alunos do Curso de Estatística e pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a plataforma apresenta números e gráficos atualizados sobre a pandemia do novo coronavírus. Os dados são referentes a todo território nacional brasileiro e é possível pesquisá-los por Regiões de Saúde ou Regiões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).