Comportamento das pessoas indica aumento de casos de ansiedade e depressão, consumo exagerado de comida, de álcool, e uso excessivo de jogos eletrônicos (Imagem: Pixabay)

Com objetivo de divulgar seus trabalhos e pesquisas, o Grupo de Educação Tutorial da Engenharia Computacional (GET-EngComp), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza, nesta quinta-feira, 6, às 17h, live com a professora Priscila Capriles Goliatt. Ela vai apresentar seu trabalho desenvolvido a partir da modelagem computacional. A atividade é gratuita e será transmitida no canal do Get-EngComp no Youtube.

O tema do seminário on-line é a pesquisa “Mineração de dados em mídias sociais para o entendimento da pandemia de Sars-CoV-2”. No evento, será apresentada a análise de publicações no Twitter desde o início da quarentena e que representa o comportamento de ansiedade e depressão das pessoas diante do cenário atual.

Segundo Priscila, houve aumento de tweets relacionados a ansiedade e depressão, principalmente no início da pandemia, mais ligado ao fato de a pessoa ter que ficar de quarentena do que pela pandemia em si. “Outra observação é que as pessoas começaram a ter um apelo maior pelo por alimentos indulgentes, aqueles que trazem uma sensação imediata de prazer e bem-estar, além de outros comportamentos que podem também gerar prazer relacionados ao despertar da nossa serotonina, como consumo exagerado de comida, de álcool, e uso excessivo de jogos eletrônicos”.

A pesquisa, feita por meio da modelagem computacional, desenvolveu uma inteligência artificial para realizar a mineração de dados em cima de tweets. A partir desta análise de dados, é utilizado o processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina em dados textuais do Twitter, para avaliar hábitos de consumo e saúde mental das pessoas, além de, classificar se a publicação tem uma conotação positiva, neutra ou negativa. 

“O objetivo do trabalho é auxiliar psicólogos, psiquiatras e profissionais da área saúde a entender como está o comportamento e o perfil da população para desenvolverem possíveis tratamentos”, explica Priscila.

A atividade faz parte de uma série de lives promovidas pelo GET-EngComp. Segundo o professor e tutor do grupo, Elson Magalhães Toledo, as transmissões ao vivo são uma das formas de manter as atividades do GET, que já aconteciam antes da pandemia do novo coronavírus. “Os seminários visam à divulgação de aplicações e metodologias ensinadas e usadas no curso de Engenharia Computacional e que ilustram sua importância em temas atuais, como o do estudo da propagação da Covid-19”.

Outras informações
GET Engenharia Computacional 

E-mail: get.engcomputacional@engenharia.ufjf.br