Ciência é o tema do programa “Na hora do lanche” desta sexta-feira, 7. A transmissão acontece ao vivo acontece a partir das 15h, no perfil do Instagram da UFJF, com apresentação do estudante de Moda, Nino de Barros. Os convidados são o diretor do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Elói Teixeira Cesar, o doutorando de Modelagem Computacional Gabriel de Souza  e o professor do Departamento de Bioquímica  Eugênio Hottz.

“Vamos conversar um pouco sobre o que é o Centro de Ciências, como ele funciona, o que já produzimos, nossas atividades de química, física, biologia , astronomia e matemática. Falaremos também sobre o planetário e o observatório astronômico”, adianta o diretor Elói Cesar. Vários projetos e ações de divulgação científica são desenvolvidos no espaço, que é referência para escolas e toda população.

O programa também aborda a recente conquista de um dos projetos do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional. O grupo, formado pelo doutorando Gabriel de Souza e pelos professores Heder Soares Bernardino e Alex Borges Vieira, desenvolveu uma tecnologia de reabilitação motora premiada na categoria de avaliação cruzada e campeã geral da competição internacional “Clinical BCI Challenge”.

“A interface que nós desenvolvemos utiliza sinais de eletroencefalograma para dizer qual movimento o paciente está imaginando no momento. No caso de prever a imaginação do paciente sem nenhuma informação prévia sobre ele, nossa interface obteve uma taxa de acerto de 95%, o que viabiliza seu uso na reabilitação desses pacientes. Com esse resultado, nós esperamos trazer uma melhor qualidade de vida para as pessoas que sofrem desse problema”, explica Gabriel de Souza. Para saber mais sobre a premiação do grupo de pesquisa, clique aqui.

Sem esquecer da contexto da pandemia, o Na Hora do Lanche fala sobre outro importante passo na ciência com o pesquisador e professor do Departamento de Bioquímica, Eugênio Hottz.  Um estudo envolvendo a UFJF, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), hospitais e centros de pesquisa clínica do Rio de Janeiro analisam alterações da coagulação sanguínea de pessoas com coronavírus. “Nosso grupo identifica mecanismos pelos quais os pacientes com Covid tem maior risco de trombose”, explica o professor. Para saber mais sobre o estudo, acesse o link.

O programa

Desde o início do período de afastamento social e encerramento das atividades presenciais, a UFJF vem adequando e mantendo sua produção acadêmica ativa nos espaços virtuais. O quadro, exibido tradicionalmente no canal do youtube da UFJF, migrou para a rede social Instagram no formato de live. As transmissões são realizadas todas as sextas-feiras, às 15h, no perfil da UFJF no Instagram. O objetivo principal é apresentar as ações de pesquisa e extensão que a instituição tem promovido no combate ao coronavírus.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @UFJF