Na próxima quinta-feira, dia 6, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex/UFJF) realizará o webinário “A ação universitária de Extensão e Pedagogia da Alternância: diálogos possíveis”, às 14h30. O evento poderá ser acompanhado através do site oficial da Proex e confere certificado aos participantes.

O objetivo é debater metodologia no campo da extensão que podem ser aplicadas na modalidade semipresencial. O assunto será apresentado pelo professor Rogério Ferreira (da Universidade de Brasília/UnB), conhecido por trabalhar com a metodologia da Pedagogia da Alternância, que intercala períodos de formação com períodos de intervenção junto à sociedade. Além disso, o professor atua também na Licenciatura em Educação do Campo e nas áreas de educação escolar indígena, formação de professores e currículos. 

A mediação do encontro é de responsabilidade da professora Núbia Aparecida Schaper Santos (Faced/UFJF), líder do Grupo de Pesquisa “Linguagens, Infâncias e Cultura e Desenvolvimento Humano” e coordenadora do projeto de extensão “Ações formativas para professores e famílias no cuidado/educação de bebês e crianças pequenas na creche”. 

Para o coordenador de Ações de Extensão, Diogo Mendes Rodrigues, o evento é um importante espaço para traçar estratégias de atuação mais adiante. “Atualmente, as ações de extensão na UFJF estão sendo desenvolvidas somente remotamente, exceto aquelas relacionadas ao enfrentamento à pandemia Covid-19, que estão seguindo os protocolos institucionais de biossegurança. Esperamos que seja um debate muito enriquecedor para a comunidade extensionista da UFJF, possibilitando uma reflexão sobre caminhos para o desenvolvimento da Extensão Universitária durante o contexto da pandemia do novo coronavírus.”

Não é necessária inscrição prévia para participar. Durante o evento, será disponibilizado um link para os participantes preencherem o nome completo e posteriormente, serem gerados os certificados. O webinário é destinado, principalmente, aos docentes, técnico-administrativos e estudantes que integram os programas e projetos de extensão da UFJF.

Mais informações: http://www.ufjf.br/proex