Projeto Só-Riso Atenção Materno-Infantil celebra 20 anos recebendo convidados de várias instituições e universidades (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, de 18 a 20 de agosto, o I Encontro On-line do projeto de extensão Só-Riso Atenção Materno-Infantil. O evento celebra os 20 anos de atividade do projeto e visa apresentar evidências científicas e experiências clínicas acerca da odontologia para bebês. 

Os interessados devem se inscrever gratuitamente até o dia 15 deste mês. 

Serão três encontros transmitidos no YouTube, com participações das professoras Jenny Abanto, Maria Salete Nahás e Maria Aparecida Machado, todas da Universidade de São Paulo (USP); Luciane Ribeiro da Costa, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e de professores de Odontologia da Universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Faculdade São Leopoldo Mandic e da Universidad San Martín de Porres (USMP).

Os demais convidados e a programação completa serão divulgados nos próximos dias no Instagram @projetosorisoufjf

Durante a pandemia do novo coronavírus, as atividades do projeto estão sendo realizadas a distância. A coordenadora do Só-Riso e professora da Faculdade de Odontologia, Cristina Lougon Borges de Mattos, ressalta a importância de encontros remotos durante o período de isolamento social. “Optamos por seguir nosso planejamento e aproveitar as novas oportunidades. Estamos utilizando ferramentas on-line, que nos possibilitam atingir um público amplo da região e de outros lugares do país”.

Cristina destaca ainda a importância de democratizar o ensino e oferecer maiores oportunidades de participação. “É necessário valorizar o progresso humano em favor da sociedade brasileira, a partir do ensino público, gratuito e de qualidade. O projeto Só-Riso tem dentre seus pilares o objetivo de expandir o conhecimento à comunidade universitária e à comunidade externa. Com o encontro, buscamos ampliar o saber e contribuir para a educação continuada da Odontopediatria.”

Os inscritos que atingirem a carga horária mínima obrigatória recebem certificado emitido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Projeto Só-Riso
O projeto “Só-Riso Atenção Materno-Infantil” é desenvolvido na Faculdade de Odontologia da UFJF desde 1999. Na ação extensionista, são realizados tratamentos preventivo e curativo de crianças na primeira infância (zero a 4 anos ) e de gestantes, e acompanhamento de seus filhos recém-nascidos, encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Juiz de Fora e região.

Os objetivos da ação são humanização do ensino da Odontologia e do atendimento dos usuários, promoção de saúde bucal e tratamento odontológico da comunidade externa assistida, além da capacitação profissional da comunidade interna. 

Outras informações
@projetosorisoufjf 

Projeto Só-Riso – Atenção Materno-Infantil