Em reunião online realizada na última quinta, 30, conselheiros do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) argumentaram e deliberaram sobre temas como a prestação de contas do ano de 2019, a atuação de comissões e o planejamento de atividades acadêmicas e administrativas da Universidade.
Na ocasião, o diretor-geral da UFJF-GV, Peterson Andrade, iniciou o encontro apresentando a nota conjunta das entidades representativas da UFJF e da UFJF-GV a respeito da comissão eleitoral para eleições referentes ao campus GV. Em seguida, os participantes aprovaram as atas da 30ª, 31ª e 32ª reuniões ordinárias. Foi também aprovado o relatório de gestão do campus GV, que traz a prestação de contas do ano de 2019. Em sua fala, o coordenador administrativo, Emílio Mafalda, destacou que mesmo com o contingenciamento de verbas, está sendo possível fazer a manutenção do campus e seguir com os serviços prestados.
Na sequência, a coordenadora do setor de Gestão de Pessoas, Mariana Monteiro, apresentou o relatório da Comissão de Condições de Trabalho e Gestão de Pessoas do Campus GV, instituída nos termos da Portaria SEI nº 798, de 26 de junho. A comissão teve como objetivos diagnosticar e propor soluções para questões relativas às condições de trabalho em home office durante a suspensão das atividades presenciais. Após debate, o relatório foi aprovado.
O coordenador administrativo do campus apresentou o relatório do Grupo de Trabalho Extraordinário de Tecnologia de Informação do campus, criado para tratar de soluções técnicas para o enfrentamento da pandemia, conforme Portaria SEI nº 707, do dia 3 de junho. O objetivo do documento é apresentar diagnóstico do contexto provocado pela pandemia de Covid-19, relacionado ao acesso e uso de tecnologias da informação, bem como desenvolver uma proposta de fortalecimento e investimentos na estrutura das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) das atividades administrativas e acadêmicas da UFJF. O relatório foi aprovado pelos conselheiros.
Na sequência, a docente Regina Kelmann apresentou o relatório da Comissão de Infraestrutura e Saúde do Campus GV, instituída conforme Portaria SEI nº 746, de 10 de junho. Os conselheiros aprovaram o relatório que indica necessidade de ações que visem ao controle de aglomeração, contratação emergencial de serviços de limpeza, sinalização dos locais, controle de acesso, ventilação, entre outras ações.
De acordo com o diretor Peterson Andrade, as comissões fizeram um trabalho detalhado para garantir medidas de biossegurança e estratégias para um ensino remoto de qualidade. Ele comentou, ainda, sobre as necessidades específicas da Universidade em GV: “Temos fragilidades de estrutura e processos indispensáveis para as atividades presenciais e remotas neste contexto de pandemia. Consequentemente, o não atendimento dos encaminhamentos sugeridos poderá expor a comunidade acadêmica a riscos de contaminação e prejuízos para as ações possíveis de ensino remoto emergencial. Queremos garantir um ensino de qualidade, mas ao mesmo tempo, temos grande preocupação com a biossegurança, saúde mental e física para os estudantes, técnicos e docentes”, finalizou.