O projeto “Quando a pesquisa encontra a vida” foi registrado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na chamada de ações de prevenção e enfrentamento à Covid-19. Coordenada pelas professoras Isabela Monken Velloso e Myrtes Raposo, do Instituto de Artes e Design (IAD/UFJF), a atividade foi desenvolvida com o objetivo de contribuir para a promoção do bem-estar, em um momento coletivo de maior introspecção, em virtude do isolamento imposto pela pandemia.

A ideia nasceu a partir de uma percepção de Isabela sobre qual a melhor maneira de contribuir no enfrentamento à pandemia. Segundo ela, a esfera criativa ajuda a ressignificar a experiência cotidiana, tornando a vida melhor. “Pensei então por que não realizarmos um vídeo e uma coletânea de breves textos em que possamos narrar essas experiências tão positivas que temos com nossas áreas de atuação? Imaginei que isso pudesse ser útil à comunidade, principalmente neste período em que as pessoas estão mais introspectivas em virtude dos desafios do isolamento social.” 

A ação foi desenvolvida por 13 professores do IAD e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFJF); a edição do vídeo e a coletânea de ensaios contou com um mestrando e dois ex-alunos do IAD. Para Isabela, a aplicação prática da atividade é o destaque à presença sutil do campo criativo no cotidiano, que, segundo ela, ajuda na construção da resposta do imaginário aos desafios impostos pelo distanciamento social. A professora pontua que a ação foi bem acolhida, convidando-os a desenvolver outras no mesmo sentido. Sobre os resultados, acredita que eles se dão no pensamento de cada um, sendo difícil calcular as repercussões efetivas, mas acredita que a contribuição afetuosa foi dada.

Por fim, a professora destaca que a ação extensionista fala de amor, afeto, criação e arte,  “universos que precisamos e devemos fazê-los cada vez mais presentes na experiência do ensino universitário. A presença dos alunos, são eles nossa razão profissional, conferiu ao projeto a unidade desejada, e eles foram brilhantes, impecáveis. Os professores, por sua vez, foram solidários e dedicados na realização dos vídeos caseiros e dos breves ensaios que compõem nossa amistosa coletânea virtual”. 

O vídeo foi editado por João Pedro Oct, mestrando do IAD, tendo como assistente de edição Claudia Rafaela Silva, egressa do curso. O design gráfico e a capa da coletânea de ensaios foram desenvolvidos por Anderson Aurélio Júnior, também ex-aluno do IAD. 

Outras informações
Coletânea de ensaios

Vídeo – “Quando a pesquisa encontra a vida