O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu-se ordinariamente nesta quarta-feira, 29, e aprovou importantes pautas para a comunidade acadêmica. Entre os assuntos abordados estão o Conselho Curador da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), a prestação de contas da Fundação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), o curso de Letras-Libras e a doação de corpos para laboratórios de anatomia do campus de Governador Valadares.

Comunicações

O reitor Marcus David abriu a reunião com as comunicações da presidência, iniciando por informar os andamentos das atividades das comissões constituídas no Consu em virtude da pandemia do novo coronavírus. Segundo o reitor, a Comissão de Inclusão Digital já encaminhou um relato aos conselheiros, assim como a Comissão de Infraestrutura enviou etapas do trabalho para o Comitê de Monitoramento e Orientação de Conduta da UFJF sobre a Covid-19.

Os trabalhos da Comissão de Tecnologia também avançaram e a Comissão Acadêmica recebeu o trabalho aprovado pelo Conselho de Graduação (Congrad). As resoluções advindas do estudo de cada uma das comissões serão discutidas e votadas em reuniões extraordinárias.

Prosseguindo com as comunicações, Marcus David informou que, após debates internos na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), aceitou o convite para a composição de uma chapa para disputar a eleição da Diretoria Executiva da associação, na próxima segunda-feira, 3. O reitor concorre ao cargo de vice-presidente em chapa única encabeçada pelo reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil. Segundo Marcus David, a decisão de concorrer à diretoria da Andifes advém do compromisso de defesa da universidade pública.

Finalizando as comunicações, Marcus David informou aos conselheiros sobre a candidatura da UFJF em sediar a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no ano de 2021. A Universidade havia sido consultada em janeiro pela diretoria da sociedade para sediar a reunião, um dos principais eventos científicos do Brasil. Diante da sondagem, a UFJF buscou informações sobre os procedimentos para ser sede do evento. A Universidade de Brasília (UNB) também havia se colocado como candidata naquele momento.

O reitor explicou que a Reunião Anual de 2020 seria realizada presencialmente na cidade de Natal, mas foi suspensa em virtude da pandemia do novo coronavírus. Era esperado que Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fosse candidata para 2021, porém declinou da proposta. A UNB também retirou sua candidatura, em virtude da comemoração de 60 anos da UFJF.

Diante disso, a diretoria da SBPC contactou a UFJF na última sexta-feira, 24, para confirmar se a universidade manteria sua candidatura. O reitor Marcus David, acompanhado da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro, do diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira, e do diretor de Imagem Institucional, Marcio Guerra, apresentou a candidatura à diretoria da SBPC.

O reitor relatou que a diretoria da sociedade mostrou-se impressionada com a apresentação em vídeo feita pela UFJF e que a Universidade aguarda uma manifestação da sociedade sobre o assunto.

Antes de ingressar nas pautas do dia, o Consu aprovou três atas de reuniões anteriores.

Conselho Curador da Fadepe

A primeira pauta do dia foi a indicação de representantes do Consu para o Conselho Curador da Fadepe. O diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Eduardo Barrere, relatou que o grupo de diretores de unidades discutiu o tema e sugeriu a manutenção dos nomes que já integravam o conselho: o diretor da Faculdade de Educação, Álvaro Quelhas, o diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério, e o próprio diretor do ICE, Eduardo Barrere. A proposta foi aprovada, recebendo 43 votos a favor e uma abstenção.

Prestação de contas do Caed

A segunda pauta da reunião foi a votação do relatório de prestação de contas da Fundação Caed. O relator do contas foi o diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc), Elcemir Paço Cunha, que apresentou voto favorável à aprovação.

Antes de iniciar a votação, Marcus David, fez um relato sobre a relação da UFJF com a Fundação Caed, abrindo em seguida para a discussão da proposta.

O diretor da Faculdade de Educação, Álvaro Quelhas, disse ter dificuldade em entender algumas questões apresentadas no relatório por serem muito técnicas e que isso representaria alguma dificuldade na apreciação da matéria.

O diretor da Facc, Elcemir Paço Cunha, também defendeu que seja melhor definido o que deve constar nos relatórios das fundações. O pró-reitor de Infraestrutura, Marcos Tanure, informou que o relatório foi aprovado por uma auditoria externa e também considerou que os próximos relatórios sejam apresentados com maior detalhamento.

Antes de iniciar a votação, o reitor Marcus David sugeriu que as observações dos conselheiros sejam levadas ao Caed. As contas da fundação foram aprovadas com 44 votos favoráveis e uma abstenção.

Letras-Libras

A terceira pauta da reunião foi a autorização para processo seletivo especial para vagas do grupo F do curso de Letras-Libras. O relato foi feito pelo diretor da Faculdade de Letras, Rogério de Souza Sérgio Ferreira. Após o relato, favorável à realização do processo seletivo, a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões, fez alguns esclarecimentos. Colocado em votação, o parecer recebeu 40 votos favoráveis e uma abstenção.

Doação de corpos para GV

A pauta seguinte tratou da regulamentação da doação de corpos para o Instituto de Ciências da Vida (ICV) no campus de Governador Valadares. Para discutir a matéria foram autorizadas as participações dos professores do Departamento de Ciências Básicas da Vida, Kennedy Martinez de Oliveira e Fabiola Alves do Reis. O relator do processo foi o diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Lyderson Facio Viccini.

No relato favorável à doação, Viccini sugeriu a inclusão de um termo, com firma reconhecida, em que a doação é feita com acompanhamento de algum familiar, como medida de cautela.

Aberta a discussão, o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), Márcio Roberto Sá Fortes, sugeriu que seja observada a legislação vigente sobre o assunto, que dispensa o reconhecimento de firma. Ele considerou ainda ser necessário que o formulário de doação deixe a informação sobre religião do morto em aberto, evitando que qualquer segmento religioso deixe se ser contemplado.

A pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões, elogiou a resolução proposta.

A professora do Departamento de Ciências Básicas da Vida, Fabiola Alves do Reis, informou que a aprovação da resolução vai contribuir para as 13 disciplinas de Anatomia Humana que são ofertadas nos cursos de saúde do campus de Governador Valadares.

Feita a votação, a matéria foi aprovada por unanimidade.