Aulas serão retomadas nesta segunda, 3, após aprovação pelos alunos (Foto: via VisualHunt)

O Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou os resultados da consulta feita aos seus alunos, mostrando a aprovação dos planos de disciplinas e retorno na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE), a partir de segunda-feira, 3 de agosto. 

A aula inaugural do novo trimestre acontece no dia 6 de agosto, com palestra do professor de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Portela, que aborda o tema “Impactos Econômicos do Rompimento da Barragem do Fundão em Mariana”. A aula será transmitida pela plataforma Zoom, às 10h, para um público máximo de cem pessoas. Professores e alunos do PPGE já receberam o convite para a aula com o link. Os demais interessados devem enviar email para secretariapos.economia@ufjf.edu.br”.

Consulta
A coordenadora do PPGE, Flávia Chein Feres, afirma que a consulta aos alunos da pós-graduação foi feita em várias etapas para assegurar a participação de todos no processo. Por meio de grupos criados no Whatsapp, um para cada ano de ingresso, e curso – mestrado ou doutorado -, os estudantes foram informados da resolução sobre o ensino remoto emergencial na e sobre as etapas da consulta que seriam realizadas. 

Pelos grupos, foram enviados os planos de ensino remoto aprovados no Colegiado do PPGE, assim como um formulário sobre a concordância ou não em relação às proposições ofertadas. Em caso de discordância, o aluno deveria justificar seu desacordo para que, assim, os ajustes necessários pudessem ser feitos. “Realizamos uma videoconferência com todos os alunos para esclarecimento de eventuais dúvidas e partimos para uma nova rodada de avaliação com os ajustes solicitados”, explica Flávia.      

De acordo com a coordenadora, na segunda rodada, houve concordância de 100% dos alunos para todas as disciplinas em carga no primeiro trimestre. “Retornaremos no dia 3 com o 1º trimestre sendo realizado de forma intensiva, em sete semanas. Serão seis horas semanais de forma simultânea para cada uma das disciplinas. Esse retorno estará sendo avaliado ao longo de todo processo e eventuais ajustes poderão vir a ser realizados.” 

Plataformas
Ela ainda ressalta que a escolha da plataforma utilizada partirá de cada professor, preservando sua autonomia. Nas disciplinas ofertadas a partir do dia 3, a opção adotada foi pelo Zoom, Google Meets e Moodle, que já era utilizado durante o período de aulas presenciais.    

Segundo Flávia, os desafios do ensino remoto são inúmeros e, com isso, professores e alunos estão se reinventando. “Não estamos em condições ditas normais, logo, avaliações tradicionais precisaram ser repensadas. Propusemos novos instrumentos em que fosse possível, de fato, verificar o aprendizado do aluno. Além disso, foi preciso substituir as aulas práticas com a utilização de softwares pagos, que temos licença na Faculdade, por de uso livre, de forma a viabilizar o acesso a todos os alunos”.

Ela ressalta que um ponto a ser destacado é a fadiga virtual. É necessário manter intervalos regulares ao longo das aulas, para que não haja dispersão. “Outro ponto é tentar sempre que possível obter o feedback do aluno durante a aula, estimulando assim a participação e concentração. Aulas expositivas precisarão ser intercaladas com atividades a serem realizadas pelo aluno, que deve, previamente, ter acesso ao material didático a ser utilizado em cada aula para que possa se preparar para a mesma”.