“O Pará e a Moda” é o tema da live que acontece nesta segunda-feira, 27, às 18h, promovida pelo Grupo de Pesquisa em História e Cultura de Moda, do Instituto de Artes e Design (IAD), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento será transmitido pelo Instagram. 

Live aborda a moda paraense, da Belle Époque brasileira a manifestações culturais, passando pelo patrimônio histórico cultural como inspiração para editoriais (Foto: Visualhunt)

Esta será a primeira transmissão ao vivo do grupo, que dará sequência à “Quinzena Especial Pará”, com 12 postagens referentes à história da moda e da cultura paraense, entre os dias 27 de julho e 8 de agosto. A live será mediada pela professora e coordenadora do grupo, Maria Claudia Bonadio, que recebe Fernando Hage, doutorando em Artes, pela Universidade Federal do Pará (Ufpa), e membro do grupo de pesquisa. 

O tema foi desenvolvido em parceria do grupo de extensão com o doutorando e alguns pesquisadores que estudam a temática paraense. “Como ainda é um tema pouco discutido e pouco conhecido fora do Pará, achamos que seria interessante pensar na multiplicidade de coisas que estão associadas à moda paraense, desde o tecnobrega a questões conectadas com a cultura indígena ”, explica Maria Claudia. 

Entre os assuntos que serão abordados no evento estão comércio de moda na Belle Époque, em Belém; trajes dos personagens urbanos do século XIX até as manifestações culturais, como Carimbó, Marujada e Pássaro Junino; estilistas paraenses e sua história na moda nacional; cultura indígena na moda; e patrimônio histórico e cultural como inspiração para editoriais, entre outros. “Na live, o intuito é falar sobre esses assuntos da história e da cultura de moda na cidade de Belém e no estado do Pará, e mostrar a riqueza da nossa cultura e pesquisas, além de pesquisadores que estudam esses assuntos, como os que contribuíram para os posts: Grazil Ribeiro, Susanne Pinheiro e Bruno Furtado”, destaca Hage. 

“A live foi pensada no sentido de mostrar que o que parece ‘periférico’, na verdade, está conectado com uma moda primeiro mundial, dentro de uma perspectiva global, e mais precisamente do que chamamos de ‘glocal’, que conecta a globalização com o local. O Pará hoje tem uma cultura muito específica, mas ao mesmo tempo apresenta elementos da cultura globalizada”, ressalta Cláudia. 

História da moda Paraense
Há quase cem anos foi publicado no Pará o primeiro livro de moda do Brasil – “Três Séculos de Moda”, do jornalista e literato João Afonso. O estado também viveu o Ciclo da Borracha e a Belle Époque brasileira, período em que se instaura a cultura cosmopolita e de mudanças nas artes, na cultura, na tecnologia e na política brasileiras,  fazendo do final do século XIX e começo do século XX a melhor fase econômica vivida por Belém, uma era de prosperidade, destacando-se entre as cidades mais ricas do país na época. 

Hage acredita que a transmissão será uma troca muito rica. “O público paraense irá conhecer o projeto de extensão – História da Moda UFJF – e o público que já segue esse projeto poderá conhecer mais sobre a cultura do Pará, ainda tão pouco difundida em termos nacionais.”