O programa Na hora do lanche desta sexta-feira, 24, destaca a pesquisa de novo método de detecção da Covid-19, além das ações realizadas pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A produção aborda ainda os cuidados com os animais de estimação durante a pandemia. A transmissão é ao vivo, a partir das 15h, no perfil do Instagram da UFJF, com apresentação do estudante de Moda, Nino de Barros.

Desde o início do período de afastamento social, a UFJF vem se preocupando em tomar medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus. Uma delas é o desenvolvimento de nova tecnologia para detecção da doença causada pelao vírus, como explica o pesquisador e professor que irá participar do programa, Carlos Maranduba, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). “Na live irei abordar minha pesquisa que trata de uma técnica molecular de amplificação de ácidos nucleicos de modo rápido e eficiente, podendo ser usada como triagem prévia para agilizar os diagnósticos convencionais do vírus.”

Outro assunto da transmissão ao vivo é o trabalho do Critt, que é o órgão que faz a articulação entre o conhecimento gerado na instituição e os agentes públicos e privados. O diretor do Centro, Ignácio Delgado, explica que o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) estabelece relações com empresas e órgãos do poder público, através de contrato, com pesquisadores da universidade. “Isso acontece para desenvolver uma inovação, quando é um projeto de pesquisa e de desenvolvimento de novas formas de organização da atividade produtiva. Com a pandemia, estamos dando continuidade às ações de forma remota.”

Para além dos cuidados de higiene e prevenção das pessoas, vale destacar a relação entre os humanos e os animais durante o período de pandemia. O coordenador da Clínica Veterinária da UFJF, Leonardo Lanna, explicará os cuidados que devemos ter com o bem-estar dos animais e com nossa segurança do ponto de vista de contágio e exposição ao vírus. “Vamos falar dos impactos do distanciamento social e do confinamento dos animais de estimação, das maneiras de lidar com a situação e, fundamentalmente, esclarecer quaisquer dúvidas a respeito da possibilidade de infecção e transmissão do vírus.”

O programa

Com o isolamento social, as gravações do Na hora do lanche também se modificaram. O quadro, exibido tradicionalmente no canal TVUFJF, mudou o formato e passa a exibir os conteúdos de forma remota, por meio das redes sociais da UFJF. As transmissões são realizadas todas as sextas-feiras, às 15h, no perfil da UFJF no Instagram. O objetivo principal é apresentar as ações de pesquisa e extensão que a instituição tem promovido no combate ao coronavírus.

Acompanhe nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial