O Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com inscrições abertas para oficinas “Moodle na Prática” que visam auxiliar professores da UFJF no uso da plataforma Moodle 3.3. As aulas acontecem de modo virtual, entre os dias 30 de julho e 14 de agosto, e são ministradas pela equipe pedagógica do Centro.

Aulas virtuais acontecem de 30 de julho a 14 de agosto; inscrições até 29 de julho (Foto: Pixabay)

As inscrições podem ser realizadas até 29 de julho, pelo site do Cead para esta primeira oferta. Para participar, o professor deve, no ato da inscrição, aceitar o Termo de Compromisso, que traz orientações para preparação do material e equipamentos necessários para a oficina, além de responder a uma questão para definir o nível de conhecimento sobre a plataforma Moodle.

O nível básico é destinado àqueles que nunca utilizaram a Moodle. Aborda as configurações básicas para construir uma sala virtual, ou seja, fazer primeiro acesso, conhecer a estrutura de uma sala virtual, criar perfil de usuário, ativar edição, configurações iniciais, além de aprender configuração de recursos básicos, tais como fórum, tarefa e envio de arquivo.

O nível intermediário é indicado àqueles que já utilizam a plataforma. Serão apresentados alguns recursos que podem ser utilizados na Moodle de forma a garantir maior dinamismo para aprendizagem dos alunos, especialmente livros, glossários, wikis e seminários virtuais, dentre outros.

Já no nível avançado, serão abordados recursos mais complexos, como pacote H5P, avaliação de atividades e bloco de games.

As turmas de níveis básico e intermediário têm horários duas vezes por semana. Já as turmas de nível avançado têm uma vez. Todas as aulas contam com duração de duas horas cada.

As vagas são limitadas, já que as oficinas acontecem, virtualmente, em tempo real, por meio do recurso BBB, além de serem definidas por nível de conhecimento sobre o uso da Moodle. Os níveis básico e intermediário terão turmas de dez participantes para cada horário e carga horária de oito horas on-line e de sete horas de atividades complementares. Já o nível avançado oferece 15 vagas para cada turma e carga horária de seis horas on-line e nove horas de atividades complementares.

De acordo com a professora da equipe multidisciplinar do Cead/UFJF, Olga Ennela, estas oficinas podem suprir as demandas dos professores no uso de novos recursos, a fim de manter as atividades acadêmicas até que o ensino presencial possa ser retomado.

Plataforma mais completa
“Dentre as plataformas de aprendizagem disponíveis, a Moodle é, sem dúvida, a mais completa, com atualizações constantes e um grande número de colaboradores, já que possui código aberto, o qual possibilita um trabalho coletivo e compartilhado. Possui diversos recursos e traz a possibilidade de agregar links para ambientes externos”, explica.

Olga chama atenção ainda para o horizonte de possibilidades que se abre para os professores. “A versão que utilizamos atualmente traz um enorme leque de atividades. Além disso, conta com o pacote de recursos adicionais, o H5P, que contém mais de 40 recursos, além daqueles nativos da Moodle, ampliando muito a possibilidade do professor na escolha de atividades e trabalhos com os alunos.”

A intenção é dar continuidade às oficinas, conforme a demanda e, em casos específicos, atender grupos de professores de um mesmo curso que desejarem utilizar a Moodle para esta retomada das atividades.

Confira aqui o termo de compromisso.

Clique aqui para realizar as inscrições.