Alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), participam como voluntários do projeto Mar e Floresta”, promovido pela Universidade de Concordia, em Minesota, Estados Unidos, com aulas virtuais para um grupo de americanos em um curso de verão. O programa atende 20 alunos residentes dos Estados Unidos que estudam sobre a Língua Portuguesa.

Projeto faz parte de curso de verão da Universidade de Concordia, sobre língua e cultura de países lusófonos, para estudantes de Minesota, nos Estados Unidos (Foto: C.A. João XXIII)

O professor de Língua Inglesa, Lucas Mendes, que já possui experiência no ensino do português para alunos norte-americanos, conta que a ação teve início no começo de 2020 e que se inscreveu para ensinar remotamente, entre os dias 13 e 24 de Julho. “Como já vinha conversando com os alunos do terceiro ano do João XXIII sobre o projeto, decidimos atuar como voluntários, mesmo em período de férias, para ensinar sobre a língua e a cultura Brasileira e dos países lusófonos, como Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Macau (distrito da China) e Goa (distrito da Índia)”.

Participam do projeto a diretora do programa, Salomé Adisson, Vinicius Villani (bolsista de Treinamento Profissional de Língua Inglesa do colégio e aluno de graduação em Letras da UFJF) e 39 estudantes do João XXIII, Ludmila Mendes (aluna do Mestrado em Letras – Linguística, da UFJF), Luciano Ferreira (professor de História da rede municipal em Juiz de Fora) e mais 20 alunos, entre 7 e 18 anos, residentes nos Estados Unidos. Todos receberão certificado de trabalho como professores voluntários de Língua Portuguesa, Cultura e Esportes no Brasil pelo programa Concordia Language Village – Portuguese Online Language Village.

Continuidade
O projeto continuará cadastrado no João XXIII para os alunos do 3º ano depois da pandemia. “Já fechamos uma parceria com a Universidade, em Minnesota, por pelo menos três anos. A intenção é de que os estudantes do colégio continuem o trabalho voluntário online, assim como viajando para trabalhar no projeto, nos Estados Unidos, nas férias escolares de julho. Já estão garantidas bolsas, alimentação e moradia, quando a pandemia acabar, para que alguns estudantes possam viajar. Iremos buscar auxílio para a passagem. Os alunos terão a chance de melhorar o inglês aprendido na escola, fazendo um curso, em inglês, de uma semana, assim como passarão esse tempo com uma família americana pelo intercâmbio” pontua Mendes.

O grupo de estudantes da graduação da UFJF e os professores participantes do projeto irão documentar a experiência para apresentar em congressos e publicar em revistas acadêmicas no Brasil e no exterior. O projeto também contribui para a adaptação do ensino on-line.

Experiência única
O aluno do terceiro ano no João XXIII, Daniel de Almeida, conta como foi a experiência no projeto. “Tive um pouquinho de vergonha, mas mesmo assim me diverti muito. O tema era mais direcionado à história e cultura do Brasil, uma das minhas matérias favoritas. A maior parte das perguntas eram direcionadas aos alunos norte-americanos do projeto, mas ainda sim tínhamos espaço para complementar e perguntar, o que foi bom demais, já que é uma área pela qual me interesso. Foi uma experiência bem única e eu diria um pouco inovadora. Participaria de novo facilmente.”

O projeto conta com diversas dinâmicas e participações especiais. “O Museu de arte Murilo Mendes (Mamm) fez uma atividade com alunos americanos a meu convite e, nesta sexta, 24, o ator Rodrigo Fagundes vai participar da nossa última aula de Português. Convidamos ele pelo Instagram e ele, que é de Juiz de Fora, aceitou”, conta Mendes.