O artigo “The COVID 19 post pandemic scenario to Oral Radiology at Dental Schools” aborda aspectos específicos do ensino de radiologia odontológica, como as aulas práticas.

Um estudo sobre medidas de segurança necessárias para o retorno dos cursos de odontologia no período pós-pandemia foi publicado por professores e estudante do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) na revista oficial da Sociedade Japonesa e da Academia Asiática de Radiologia Oral e Maxilofacial: a Oral Radiology. O artigo The COVID‑19 post‑pandemic scenario to Oral Radiology at Dental Schools é uma parceria com docentes e discentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Unicamp.

Publicado no último sábado, 18, o trabalho aborda aspectos específicos do ensino de radiologia odontológica, como as aulas práticas, em que muitos estudantes dividem os mesmos espaços e vários pacientes são atendidos simultaneamente.

Outra peculiaridade que exige atenção redobrada é o tempo de permanência dessas pessoas nos ambientes das aulas. “Uma vez que o principal objetivo dessas instituições é o ensino, o tempo de serviço é maior devido ao processo de aprendizado do aluno”, defende o estudo.

Por tudo isso, os autores recomendam que as escolas de odontologia adotem “um protocolo rigoroso que, ao mesmo tempo, acelere o serviço, aumente a biossegurança e garanta o aprendizado”. Em outras palavras, o importante é “equilibrar o distanciamento social para diminuir a disseminação da covid-19, mantendo a força de trabalho necessária para fornecer atendimento clínico ao paciente.”

Os membros da UFJF-GV responsáveis pelo estudo falaram sobre a importância de pensar novas estratégias para o ensino da radiologia odontológica diante do atual cenário.

“A pandemia está servindo para repensarmos práticas de ensino-aprendizagem globalmente. A odontologia encontra-se no topo das profissões com maior risco de contaminação cruzada, portanto reflexões sobre as adaptações que serão necessárias para o retorno das atividades nas instituições de ensino superior tornam-se extremamente relevantes”, afirmou a docente Francielle Verner.

“Além da atuação profissional, é importante pensar no contexto do ensino da odontologia, pois a dinâmica de atendimento a pacientes na clínica-escola é diferente. Diversas adequações precisarão ser praticadas, incluindo a modernização de processos no ambiente universitário”, complementa o professor Rafael Junqueira.

A estudante de odontologia da UFJF-GV corrobora as afirmações de Verner e Junqueira. “A nova realidade pós-pandemia torna necessário modernizar métodos de aprendizagem e prevenção, que possam garantir a segurança de estudantes, pacientes e profissionais de saúde, sem perda de qualidade. O artigo buscou expor alternativas para o ensino da radiologia odontológica, além de ressaltar a presença e importância das inovações tecnológicas na odontologia atual”, afirma Gabrielle Moreira.

Já para a coautora, a professora da UFRJ, Maria Augusta Visconti, o artigo é uma forma de “publicar conhecimento acessível a sociedade, e que principalmente contribua com o ensino nas instituições de odontologia de todo o país”.