Um estudo sobre medidas de segurança necessárias para o retorno dos cursos de odontologia no período pós-pandemia foi publicado por professores e estudante do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) na revista oficial da Sociedade Japonesa e da Academia Asiática de Radiologia Oral e Maxilofacial: a Oral Radiology. O artigo The COVID‑19 post‑pandemic scenario to Oral Radiology at Dental Schools é uma parceria com docentes e discentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Unicamp.
Publicado no último sábado, 18, o trabalho aborda aspectos específicos do ensino de radiologia odontológica, como as aulas práticas, em que muitos estudantes dividem os mesmos espaços e vários pacientes são atendidos simultaneamente.
Outra peculiaridade que exige atenção redobrada é o tempo de permanência dessas pessoas nos ambientes das aulas. “Uma vez que o principal objetivo dessas instituições é o ensino, o tempo de serviço é maior devido ao processo de aprendizado do aluno”, defende o estudo.
Por tudo isso, os autores recomendam que as escolas de odontologia adotem “um protocolo rigoroso que, ao mesmo tempo, acelere o serviço, aumente a biossegurança e garanta o aprendizado”. Em outras palavras, o importante é “equilibrar o distanciamento social para diminuir a disseminação da covid-19, mantendo a força de trabalho necessária para fornecer atendimento clínico ao paciente.”
Os membros da UFJF-GV responsáveis pelo estudo falaram sobre a importância de pensar novas estratégias para o ensino da radiologia odontológica diante do atual cenário.
“A pandemia está servindo para repensarmos práticas de ensino-aprendizagem globalmente. A odontologia encontra-se no topo das profissões com maior risco de contaminação cruzada, portanto reflexões sobre as adaptações que serão necessárias para o retorno das atividades nas instituições de ensino superior tornam-se extremamente relevantes”, afirmou a docente Francielle Verner.
“Além da atuação profissional, é importante pensar no contexto do ensino da odontologia, pois a dinâmica de atendimento a pacientes na clínica-escola é diferente. Diversas adequações precisarão ser praticadas, incluindo a modernização de processos no ambiente universitário”, complementa o professor Rafael Junqueira.
A estudante de odontologia da UFJF-GV corrobora as afirmações de Verner e Junqueira. “A nova realidade pós-pandemia torna necessário modernizar métodos de aprendizagem e prevenção, que possam garantir a segurança de estudantes, pacientes e profissionais de saúde, sem perda de qualidade. O artigo buscou expor alternativas para o ensino da radiologia odontológica, além de ressaltar a presença e importância das inovações tecnológicas na odontologia atual”, afirma Gabrielle Moreira.
Já para a coautora, a professora da UFRJ, Maria Augusta Visconti, o artigo é uma forma de “publicar conhecimento acessível a sociedade, e que principalmente contribua com o ensino nas instituições de odontologia de todo o país”.