Departamento é um dos 400 mais bem avaliados no mundo (Foto: UFJF)

O Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é o sexto melhor do Brasil e um dos 400 melhores do mundo. É o que diz o ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects 2020, publicado recentemente. O curso figura na posição 6-8 no país, empatado com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e com a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Em relação aos outros países do globo, a posição é a de 301-400.

Para entrarem no ranking, as universidades precisam ter tido um número mínimo de publicações científicas entre 2014 e 2018. As instituições são ranqueadas em 54 assuntos diferentes agrupados em cinco grandes áreas: Ciências Naturais, Engenharias, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais.

Cinco indicadores com diferentes pesos são utilizados para definir as notas finais de cada curso em cada universidade, tais como o número de artigos científicos publicados, a qualidade das publicações científicas medida através do número de artigos que integram a categoria dos mais citados na área em avaliação, o número de citações, os artigos publicados com colaboração internacional (índice de internacionalização) e prêmios recebidos.

A diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, salienta a importância do ranqueamento e comemora a notícia. “O objetivo deste ranking é classificar universidades do mundo inteiro, de acordo com áreas do conhecimento. Isso tem sido feito desde 2003, tendo como ponto principal da metodologia a opinião de pesquisadores das 100 universidades consideradas como as melhores do mundo. Neste ano, o curso de Física aparece como um dos 400 melhores do mundo, o que é um resultado bastante significativo e importante para a nossa Instituição.”

Para o coordenador dos cursos de Bacharelado e Licenciatura diurnos de Física, Flávio Takakura, as características do ranking tornam a conquista ainda mais valiosa. “A Física é, certamente, uma das denominadas Ciências da Natureza, cujos critérios exigidos para figurar neste ranking são os mais competitivos. Assim sendo, ter a UFJF muito bem colocada, dentre as universidades que mundialmente são reconhecidas por oferecem curso de alto padrão, demonstra que a Universidade está trilhando o caminho certo nessa área”.

Takakura acrescenta que o resultado é fruto de um planejamento de longo prazo, iniciado no início dos anos 1990, quando o Departamento de Física decidiu construir um corpo docente e técnico formado por profissionais altamente qualificados. “Isto refletiu no fato de, cerca de 30 anos depois, termos um corpo docente permanente formado por 100% de doutores, que atuam em diversas áreas de pesquisa em Física e áreas afins. Este investimento, associado ao investimento em infraestrutura, permitiu que tenhamos não somente a graduação na modalidade bacharelado, mas também a licenciatura e uma pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) vigorosas. O trabalho dos docentes e dos técnicos é o principal fator de sucesso do curso.”

O ranking

O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects é o mais antigo e um dos mais prestigiados rankings do mundo e baseia-se em indicadores de produtividade científica e qualidade da investigação, utilizando diferentes indicadores recolhidos de bases de dados reconhecidas internacionalmente.