Da esquerda para a direita: professor Leonardo de Oliveira Willer (coorientador), professor Bruno Henriques Dias (orientador), mestranda Walquiria do Nascimento Silva, e professor Bruno Wanderley França (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação de mestrado realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) analisa o princípio de funcionamento dinâmico de microturbinas a gás (MGT).  O método proposto pelo estudo foca em sistemas de geração distribuída (GD) e na otimização de MGT para produção de energia com conexão à rede elétrica. A pesquisa foi desenvolvida por Walquíria do Nascimento Silva, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. 

Walquíria explica que a pesquisa propõe um modelo que aprimore o sistema de potência mecânica da MGT. Segundo a acadêmica, a partir da aplicação de um algoritmo de otimização para potencializar o sistema de geração, “é possível presumir as condições de operação satisfatórias para aplicação em sistema de geração distribuída (geração elétrica realizada junto ou próxima do consumidor, independente da potência, tecnologia e fonte de energia)”.

Na opinião de Walquíria, a pesquisa contribui para a busca contínua na melhoria e desenvolvimento de novas fontes de geração de energia elétrica e aprimoramento das já existentes, visando à redução de custos e a otimização de sistemas e recursos. “Pode-se citar a diminuição de impactos ambientais devido ao aproveitamento da energia térmica proveniente da queima dos combustíveis gerando energia elétrica, calor e frio, a partir da mesma fonte primária, o que ocasiona baixa emissão destes gases na atmosfera”, ressalta a pesquisadora. 

Para o professor orientador, Bruno Henriques Dias, a pesquisa contribui com estudos necessários à adaptação do sistema elétrico a sistemas de geração de energia renovável. Ele pontua, ainda, que a dissertação de Walquíria é um exemplo da importância de se pesquisar sobre modelos seguros, embasados em fontes de produção de energia mais confiáveis.  

Contatos:
Walquíria no Nascimento Silva – (Mestranda)
walquiria.silva@engenharia.ufjf.br 

Bruno Henriques Dias – (Orientador)
bruno.dias@engenharia.ufjf.br 

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Bruno Henriques Dias – Orientador (UFJF)
Prof. Dr. Leonardo de Oliveira Willer – Coorientador (UFJF)
Prof. Dr. Bruno Wanderley França (UFF)
Profa. Dra. Janaína Gonçalves de Oliveira (UFJF)

Outras informações: (32)2102-3442 – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica