Simpósio discute os impactos do racismo no acesso dos negros a serviços de saúde de qualidade e a demais direitos (Imagem: Pixabay)

Os impactos do racismo no acesso dos negros a serviços de saúde de qualidade é o tema central de um evento on-line e gratuito promovido nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17, por duas associações de estudantes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV): a Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (Lamfac) e o comitê local da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina (IFMSA).

O 1º Simpósio de Saúde e Direitos da População Negra começa às 17h30 desta quinta-feira, e vai reunir debates sobre várias questões que envolvem esta população, como saúde da mulher, cuidados com a pele, a necessidade de implementação da temática no currículo médico, masculinidade e saúde mental e como tem sido o enfrentamento à covid-19.

O simpósio ainda vai discutir os racismos estrutural e institucional, cotas raciais, meritocracia, movimento negro e o papel dos brancos na luta antirracista.

De acordo com a estudante da UFJF-GV e integrante da IFMSA, Isadora Moura, o objetivo do evento é “reacender a discussão sobre o racismo”, que se acentuou depois da exposição da violência policial nos Estados Unidos, e como ele “determina a saúde das pessoas negras e atua como violação aos direitos humanos”.

As inscrições já estão encerradas, mas é possível participar do simpósio na condição de ouvinte. Basta acessar um dos perfis das associações de estudantes (@lamfacufjfgv e @ifmsabrazil_ufjfgv) ou o do próprio evento (@simpopnegra) no Instagram.