Uma dissertação realizada no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), analisa a relevância e a compreensão que professores universitários têm de si mesmos dentro das suas atividades. A acadêmica Andressa Barcellos Correia da Silva entrevistou seis professores que fazem parte da formação inicial do licenciado em Letras/Português.

Segundo a pesquisadora, além de explorar as significações relacionadas ao trabalho, foram investigados temas, como a formação de professores, a junção da teoria com a prática, a importância do trabalho para o ser humano, o papel central da linguagem e a análise dos textos referentes às atividades do dia-a-dia profissional. ‘’Para cada resultado obtido, houve a possibilidade de os entrevistados fazerem uma reflexão sobre sua própria atividade e transformá-la em linguagem, experiência essa que proporcionou a cada professor um olhar externo de si mesmo”, ressalta Andressa.

Ela ainda acrescenta que o trabalho do docente configura-se a partir de toda uma rede de discursos. Andressa pontua, então, que assim é possível enxergar pistas importantes para a compreensão de fatores que interferem nos processos de formação na universidade, como os de ensino e de aprendizagem.

A professora orientadora da dissertação, Andreia Rezende Garcia Reis, afirma que o trabalho chama a atenção para o impacto da opinião que os docentes têm de si mesmos. Segundo ela, este conhecimento pode contribuir para a construção de dinâmicas formativas mais próximas da realidade profissional.

Contatos:
Andressa Barcellos Correia da Silva – Mestranda
dessa_barcellos@hotmail.com

Andreia Rezende Garcia Reis – Orientadora
andreiargarcia@yahoo.com.br

Banca examinadora:
Profa. Dra. Andreia Rezende Garcia Reis – Orientadora (UFJF)
Profa. Dra. Tânia Guedes Magalhães – (UFJF)
Profa. Dra. Ana Maria de Mattos Guimarães – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Outras informações: (32) 2102-3665 – Programa de Pós-graduação em Educação