Comemorações de aniversário do espaço cultural incluem novo site, lançamento do projeto Histórias do Forum e encontros musicais on-line (Foto: Divulgação)

Artes plásticas, espetáculos teatrais, difusão de cultura popular, literatura e música. O mês de julho marca o aniversário de um espaço que, há mais de quatro décadas, abriga cultura, arte e memória. Inaugurado em 30 de julho de 1972 pelo reitor Gilson Salomão, o Forum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, além de fornecer um espaço para que artistas iniciantes e consagrados divulguem seus trabalhos. Neste ano, as comemorações de aniversário do espaço cultural incluem inauguração de novo site, lançamento do projeto “Histórias do Forum” e encontros musicais on-line.

O novo site do Forum está previsto para entrar no ar no dia 30 de julho, data da inauguração do espaço, com uma forma diferente de apresentar as notícias e informações do local, ampliando o acesso ao conteúdo audiovisual e as possibilidades de publicação de todo tipo de material e contato com os usuários. Além do aprimoramento estético, a principal característica do modelo é a de permitir maior acessibilidade.

Histórias do Forum
Qual era a cena cultural juiz-forana e nacional quando o Forum da Cultura começou a funcionar? Como foi a cerimônia de inauguração? Perguntas como estas serão respondidas através do projeto de aniversário “Histórias do Forum”. A iniciativa propõe uma retrospectiva de acontecimentos deste período em um conjunto de publicações que podem ser conferidas nas páginas do Instagram e do Facebook do Forum da Cultura. São marcos históricos e memórias cheias de afeto, de momentos que deixaram saudade.

Encontros Musicais On-line

Cantora Ana Sukita conta que local faz parte da história da sua vida (Foto: Divulgação)

Como parte das celebrações de aniversário, durante todo o mês de julho, acontece o projeto Encontros Musicais, compondo uma série de pequenos filmes, produzida especialmente para a ocasião, reunindo artistas que se apresentam individualmente em suas casas e se unem em concertos no espaço virtual.

O primeiro clipe da série foi postado na última sexta-feira, 3, e reúne os talentos da soprano Michelle Flores e da pianista Juliana Costa, na apresentação da ária “Je veux vivre” (Eu quero viver), da Ópera Romeu e Julieta, de Charles Gounod. A obra relembra a história de ódio entre famílias e de um amor entre dois jovens. Uma história que sobreviveu por séculos, sendo contada de diferentes formas e com leituras distintas. Michelle afirma que poder realizar uma atividade artística, mesmo que de forma remota, para homenagear o Forum da Cultura é gratificante. “É sempre um imenso prazer participar de qualquer evento relacionado ao Forum, que, desde o fim do ano passado, se tornou minha ‘casa’, o local em que passava boa parte do meu dia trabalhando.”

Para Juliana, que também se apresentará ao lado de seu marido, o maestro Guilherme Oliveira, e da cantora Ana Sukita, é sempre uma alegria participar das atividades do espaço. “Para mim e também para meu marido é um lugar especial. Guilherme foi regente do Coral da UFJF, e eu cantei neste grupo. O Forum era um lugar que frequentávamos assiduamente. Homenagear este lugar com música é uma honra.”

Ana Sukita, que se apresentará ao lado de Juliana, conta que o Forum da Cultura esteve presente em sua história desde a infância. “Minha mãe sempre me levava para ver as exposições do Museu ou as peças do Grupo Divulgação quando criança. Depois entrei no Coral da UFJF, onde cantei por mais de dez anos, ensaiando sempre no Forum. Essa casa faz parte da história da minha vida, assim como faz parte da história da cidade. Por isso, poder homenageá-lo em seu aniversário é, sem dúvidas, uma honra”. A cantora e a pianista interpretarão a peça “Cabocla Malvada”, de Waldemar Henrique.

O tenor Alexandre Pereira e o pianista Marcus Medeiros apresentarão “An Die Musik”, de Franz Schubert. A obra alemã fala de como a música e a arte em geral transportam as pessoas para um mundo melhor. Pereira, que também realizará uma apresentação em quinteto, ao lado de Luane Voigan, Thalyson Rodrigues, Ladislau Brun e João Paulo Faria, conta que o Forum da Cultura o colocou em contato com diversas artes, entre elas o teatro e o Coro da UFJF. “É um espaço, onde o próprio nome já diz, que abriga cultura”. A soprano Luane Voigan destaca que “o Forum representa e ocupa uma posição muito importante para a cidade no que se refere a difusão de arte, cultura, e na formação e interação do público com os artistas e com as diversas manifestações artísticas que ele abarca”.

Flautista Janice Valho se apresenta junto com o o violinista Ferderico Grunewald (Foto: Divulgação)

Os Encontros Musicais também contam com uma apresentação inteiramente instrumental da música original para piano “La fille aux cheveux de lin” (A garota com cabelo de linho), do compositor Claude Debussy. O violinista Frederico Grunewald e a flautista Janice Vallo apresentarão um arranjo para flauta e violão. Frederico, que também é especialista em musicoterapia, destaca o poder que a música tem de curar, de tirar o foco de doenças e de melhorar situações e quadros clínicos de ansiedade e depressão.

Outra função da arte é atuar como instrumento na preservação de histórias e memórias. Victor Cassemiro e Tamara Medeiros interpretarão a peça “Sancta Maria”, uma adaptação vocal do Intermezzo da Ópera “Cavalleria Rusticana”, composta por Pietro Mascagni. Tamara e Victor contam que “a peça faz parte da história do Cine Theatro Central, onde, nas primeiras décadas de sua inauguração, a música (instrumental) era executada como prefixo das elegantes sessões de cinema”. O casal também ressalta a importância do projeto “Encontros Musicais” no cenário atual. “Achamos a concepção do projeto maravilhosa e muito importante, já que não podemos mostrar nosso trabalho e fazer nossas apresentações com o público de forma presencial.”

A cantora Tâmara Lorenzetto e o jovem pianista Thiago Ouchi presentearão o público com a interpretação de Invocazione “Re dell’abisso affrettati”, primeiro ato da famosa ópera “Un ballo in maschera”, do compositor italiano Giuseppe Verdi. A obra, com texto de Antonio Somma, é baseada no drama francês Gustave III. Tâmara diz se sentir extremamente honrada por participar da comemoração de aniversário do local. “Primeiro como artista, por poder contribuir de alguma forma com a minha arte, com a minha música, e, depois, porque o Forum, assim como todas as instituições que dão suporte à música e à arte em todas as suas formas, merece, não só que a gente comemore cada um de seus anos de existência, como também precisa ser valorizado, reconhecido e preservado, pois é ferramenta de transformação da sociedade.”

Finalizando os Encontros Musicais, o barítono Elmir Santos interpretará, ao lado do pianista Thalyson Rodrigues, música de um premiado compositor brasileiro que promete emocionar o público. Uma surpresa muito especial e à altura das comemorações.

Outras informações
Forum da Cultura – Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura