Capilaridade dos campi brasileiros em parte do território nacional. (Foto: reprodução)

O Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede e Multicampi das Instituições Federais de Ensino (Forcampi) promove, na próxima terça (14), o #CampiTalks, debate online sobre a atuação dos campi federais no Brasil. A primeira rodada de diálogos conta com a participação do diretor-geral do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora, Peterson Andrade.

Com o objetivo de agregar a comunidade dos campi distribuídos por todo o país, o #CampiTalks visa difundir o conhecimento, as experiências, os desafios e as estratégias para o desenvolvimento de nossas instituições, partindo de um modelo de comunicação virtual mais dinâmico e informal. A atividade começa às 14h, em plataforma online, com tema “Desenvolvimento Regional: Impacto das Universidades Públicas no Brasil”.

De acordo com o professor Peterson Andrade, que integra a equipe de idealizadores do Forcampi, os encontros serão uma oportunidade de interagir os docentes que possuem experiência na gestão dos Campi com reitores, secretários municipais, superintendentes regionais e agentes com alguma atuação nos poderes executivo ou legislativo. “Não temos dúvidas da importância das Universidades Públicas para o desenvolvimento regional em todo o Brasil.  Por isso, debateremos o tema com as visões de diferentes gestores públicos que possuem experiência nos municípios, estados ou Governo Federal”.

Segundo o coordenador nacional do Forcampi, prof. Renato Bochicchio, “o #CampiTalks traduz uma oportunidade inovadora de produção e socialização de experiências, ideias e propostas em torno dos projetos regionais vinculados aos campi no interior do país. É, portanto, a continuidade do debate estratégico sobre educação e desenvolvimento social brasileiro”.

Com mediação de Peterson Andrade e Renato Bochicchio, o #CampiTalks receberá como debatedores o diretor do campus Oiapoque da Universidade Federal do Amapá, prof. Otávio Landim, e o ex-diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior e ex-coordenador de Planejamento e Orçamento das IFES do MEC, Weber Sousa.

Para se inscrever, clique aqui. A sala virtual estará disponível neste link 30 minutos antes do início do evento.

Próximo debate tem data marcada

A segunda edição do #CampiTalks tem data e horário marcados. No dia 21 de julho, a partir das 15h, a discussão terá como tema “A interiorização das universidades e os caminhos para a democratização do acesso ao ensino superior”. Participam dessa atividade a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Joana Guimarães, e a diretora do campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Mírian Reis.