Segundo o Times Higher Education, a Universidade é a 16ª brasileira em citações (Imagem: THE Rankings)

Segundo o Times Higher Education, a Universidade é a 16ª brasileira em citações (Imagem: THE Rankings)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entrou, pela primeira vez, no Times Higher Education Latin America University Rankings, uma lista das melhores universidades latino-americanas e do Caribe, desenvolvida pela organização internacional Times Higher Education. O ranking inclui apenas universidades que contam com programas de pós-graduação, publicaram pelo menos 200 trabalhos entre 2015 e 2019 e que não concentrem sua atuação em uma ou poucas áreas de estudo específicas.

Segundo o ranking, a UFJF é a 70ª melhor latino-americana entre as 166 elencadas. No Brasil, o resultado geral da UFJF é o 33º lugar, enquanto em Minas Gerais a Universidade aparece na 5ª posição.

Treze indicadores de performance formam a nota global do ranking, sendo eles distribuídos em cinco grandes áreas: ensino (ambiente de aprendizagem: 36%), pesquisa (volume, impacto e reputação: 34%), citações (influência em pesquisa: 20%), perspectiva internacional (servidores, estudantes e pesquisas: 7,5%) e impacto na indústria (transferência de conhecimento: 2,5%). Os parâmetros refletem ensino em graduação e pós-graduação, produção científica, recursos humanos, internacionalização, número de docentes e discentes, além de transferência de conhecimento.

Entre as 61 universidades brasileiras que aparecem no ranking, a UFJF é a 16ª em citações. Nesse indicador, o ranking examina a influência das universidades em novos estudos, contabilizando o número de vezes que um trabalho publicado por pesquisadores da instituição é citado por outros estudiosos globalmente. São considerados artigos em periódicos, resenhas, anais de eventos científicos, livros e capítulos de livros publicados nos últimos cinco anos. No ranking mineiro, a UFJF é a 2ª melhor em citações e na América Latina ocupa a 60ª posição.

A diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, analisa de forma positiva a entrada da UFJF no ranking. “Já na estreia, nossa instituição logro uma participação positiva, ficando entre as 166 melhores universidades latinas e do Caribe e entre as 61 brasileiras. O Times Higher Education é um dos principais rankings do mundo e considera parâmetros de desempenho relacionados às missões centrais das Universidades. É a primeira vez que a UFJF participa desse ranking, o que ocorre por demanda e através de um vasto e abrangente volume de informações que a própria instituição envia para o órgão responsável pelo ranking. Nossa perspectiva é subir nos próximos anos, não só pela melhoria que se espera em todos os aspectos na nossa atuação, mas também no maior refinamento na coleta dos dados.”

No quesito impacto na indústria, em que as universidades mostram que são capazes de transferir conhecimento e tecnologia para além de seus muros, apoiando com inovação, invenções e consultoria, a UFJF ocupa a 28ª posição entre as brasileiras. No área da pesquisa, a juiz-forana está na 30ª posição nacional, ocupando ainda o 36º lugar em ensino e a 37ª posição em perspectiva internacional.

Ranking completo

Na América Latina, as três melhores instituições ranqueadas são a Pontifícia Universidade Católica do Chile, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp). A terceira brasileira mais bem colocada na lista é a Universidade Federal de Minas Gerais.

O ranking completo pode ser acessado neste link.

A metodologia aplicada também está disponível para consulta (em inglês).