O Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove nesta terça-feira, dia 7, às 16h, mais uma live com a temática “Pedagogia EaD/UFJF: 13 anos de curso, lutas e sonhos”. A transmissão ao vivo acontece no perfil do @ceadufjf no Instagram. A edição da série de lives “Cead: Metodologias e Soluções” desta semana contará com a presença da professora da Faculdade de Educação e coordenadora da Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância da UFJF, Rafaela Reis Azevedo de Oliveira.

Segundo ela, o objetivo da live é apresentar um histórico e a importância da política de formação na Universidade Aberta do Brasil (UAB) atrelada à sua chegada na UFJF e aspectos mais geais do curso de formação de professores em Pedagogia. “É importante debater o tema num contexto de desmonte das universidades públicas e crescimento dos cursos ofertados na Educação a Distância (EAD), sobretudo pelo setor privado”, frisa Rafaela Oliveira.

A coordenadora da Licenciatura em Pedagogia comenta sobre as diversas lives realizadas em tempos de isolamento social. “As lives eram muito pouco comuns antes da pandemia e viralizaram neste contexto. Foi uma forma que pesquisadores, professores e instituições  encontraram de manterem vivas as atividades acadêmicas e de discussões sobre as ações educacionais que foram sendo gestadas às pressas mediante a necessidade de repensarmos alternativas frente ao distanciamento social.”

De acordo com Rafaela Oliveira, “as lives nos propiciaram de forma significativa acesso à discussões de outras instituições sobre o enfrentamento da pandemia, que nos auxiliam a pensar estratégias para a UFJF. É um momento em que todos estão se reinventando e, portanto, poder ouvir diferentes vozes do Brasil inteiro sem sair de casa, tem sido fundamental”.

As lives são mediadas pelo professor do Departamento de Ciências Administrativistas da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) e coordenador de Extensão do Cead/UFJF. Anderson Castanha. Os áudios também estão disponíveis na Radioweb Cead/UFJF semanalmente para todos os interessados. A transmissão está disponível no site do Cead ou no aplicativo para smartphone. Para baixar o aplicativo da rádio no celular, vá em Play Store, localize Radioweb CEAD e instale o aplicativo.

Outras informações: (32) 2102-3487 (Cead/UFJF)

Cead no Facebook

Twitter @Cead_UFJF