Obra de Suzana Queiroga (Foto: Divulgação)

Idealizada para que, no atual período de isolamento social, o público possa ter acesso a obras de acervo e de exposições, a Galeria Virtual do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está em pleno funcionamento on-line. A mostra Grafias e Múltiplos – Os Amigos da Gravura apresenta cerca de 24 obras de expressivos artistas brasileiros, realizadas a partir de um projeto artístico do mecenas Raimundo de Castro Maya iniciado nos anos 1950.  

O analista cultural do Mamm, Paulo Alvarez, responsável pela curadoria da mostra, diz que “com esta coletiva podemos celebrar não só a incorporação de nomes importantes da arte brasileira ao nosso acervo, como também a possibilidade de mostrar essa coleção ao público. Com a grandeza dessas obras, exaltamos as diversas possibilidades da grafia na gravura e esses múltiplos contemporâneos que agora se apresentam”.  

Parceria promissora

O analista cultural lembra que o projeto Os Amigos da Gravura remonta a 1952, criando uma sociedade que funcionou inicialmente entre 1953 e 1957, sempre com a proposta da criação de uma obra original apresentada por um artista convidado, realizando cópias para distribuição entre associados e instituições culturais brasileiras. 

“Nos anos 1990, os museus Castro Maya retomaram o projeto com o mesmo ideal de seu patrono e reforçando a questão da arte contemporânea, por meio da gravura, com suas várias grafias e múltiplos. A cada ano, um artista é convidado, cria uma obra inédita e 50 cópias. A matriz original, primeira cópia, fica com os museus e as outras são distribuídas pelas instituições parceiras.”

Alvarez conta que o antigo Centro de Estudos Murilo Mendes começou a receber essas doações em 1995. “Hoje, já como Museu de Arte Murilo Mendes, com essa exposição nós comemoramos essa parceria com os Museus Castro Maia e aproveitamos para mostrar o conjunto de obras que recebemos ao longo desses anos do projeto”, lembrando que a mostra virtual foi pensada como um recorte da física. 

Obra de Valença Lins (Foto: Divulgação)

Aventura oportuna

A agente de cultura e lazer do Mamm, Carmem Mattos, responsável pelo setor de programação cultural do espaço, ressalta a importância dessa viagem digital por meio do universo do poeta Murilo Mendes nesses tempos de pandemia. “Essas iniciativas são importantes para que o público tenha oportunidade de conhecer o acervo do museu e suas possibilidades, mesmo que as portas física ainda não estejam abertas”.

Para acessar a mostra on-line basta entrar no site do Mamm e clicar no item referente à Galeria Virtual, que possibilita chegar aos corredores que levam às imagens das obras incorporadas ao acervo em 25 anos de parceria com os Museus Castro Maya.

O recorte virtual traz uma importante amostragem do universo da gravura brasileira, com obras representativas do trabalho de artistas como Antônio Manuel; Daniel Senize; Darel Valença Lins; Evandro Castro Jardim; Elizabeth Jobim; Lena Bergstein; e Malu Fatorelli, até chegar a Nelson Leirner; Rubens Gerchman; Rossini Perez; Rizza Conde; e Suzana Queiroga, entre muitos outros.

No site, ainda é possível conferir alguns excertos poéticos de Murilo Mendes dedicados a artistas como Fayga Ostrower, Lívio Abramo e Oswald Goeldi, amigos cujos trabalhos acabaram por ser incorporados à coleção particular do escritor juiz-forano e legados ao MAamm/UFJF. 

O desenvolvedor da Galeria Virtual do MAMM/UFJF é o planejador de mídia de criação visual Rodrigo Duque.

Museu de Arte Murilo Mendes

Grafias e Múltiplos – Os Amigos da Gravura