Vera Maria Peters terá mandato na Federação das Sociedades Sul-Americanas da Ciência em Animais de Laboratório até 2023 (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A diretora do Centro de Biologia da Reprodução (CBR) e professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz De Fora (UFJF), Vera Maria Peters, é a nova presidente da Federação das Sociedades Sul-Americanas da Ciência em Animais de Laboratório (Fessacal). Vera assume a gestão 2020-2023 em cerimônia on-line nesta sexta-feira, 3, a partir das 15h, no Google Meets. O evento também celebra os 20 anos da federação.

Vera Peters foi indicada ao cargo pela Sociedade Brasileira em Ciências de Animais de Laboratório (SBCL). Ela destaca a importância da internacionalização da UFJF e do CBR, apontando a relevância da Fessacal para a integração da comunidade científica sul-americana em ciência de animais de laboratório.

“Enfatizo a importância do conhecimento na área de ciência de animais de laboratório, da legislação e ética para a confiabilidade dos resultados das pesquisa e reprodutibilidade das mesmas. Espero reestruturar e consolidar a Fessacal, desenvolvendo políticas científicas na área e programas de capacitação”, projeta.

Vera Peters é bióloga formada pela UFJF, com mestrado em Embriologia e Histologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Federação das Sociedades Sul-Americanas da Ciência em Animais de Laboratório

A Fessacal é uma sociedade científica internacional e representa os interesses comuns das associações que constituem todos os tópicos relacionados à ciência de animais de laboratório na América do Sul. Foi fundada em 1999, a partir da preocupação de um grupo de cientistas de vários países da América do Sul que identificaram a necessidade de uma federação sul-americana que envolvesse todas as associações de animais de laboratório locais.