A página está disponível no site da UFJF na aba Pesquisa. Atualmente, o site conta com 37 revistas no acervo, além de materiais para qualificação dos editores.

A iniciativa de reunir todos os periódicos científicos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em um mesmo ambiente virtual tem por objetivo facilitar a divulgação e difusão do conhecimento. A página do Portal de Periódicos, criado em 2019, surgiu como estratégia de gestão para atender às demandas comuns das revistas científicas. Atualmente, o site conta com 37 revistas no acervo, além de materiais para qualificação dos editores.

O Portal de Periódicos da UFJF é um ambiente transdisciplinar. A variedade dos periódicos abrange as diversas áreas do conhecimento, entre elas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Engenharias. Os textos atuam na formação continuada de estudantes, pesquisadores e profissionais interessados na pesquisa, cumprindo também o propósito de suprir as demandas da graduação e pós-graduação; além de oportunizar contribuições internas e com outras instituições nacionais e do exterior. 

“Antes, cada revista trabalhava isoladamente o que diminuía a visibilidade da divulgação científica institucional e nacional. Assim, com todas reunidas, aumentamos nossa abrangência. No campo da pesquisa, nosso principal papel é divulgar os trabalhos de pesquisadores de todas as regiões do Brasil e pesquisadores internacionais. Dessa forma, o intercâmbio e estabelecimento de parcerias com outras instituições de ensino superior é contínuo, e pode ser observado em todos os periódicos disponíveis em nossa página”, afirma a coordenadora do portal e docente do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Priscila de Faria Pinto.  

Capacitação

Além das revistas científicas da instituição, o portal contém informações para instruir os editores e aprimorar os processos de validação dos conteúdos produzidos. O portal utiliza o software livre Open Journal System (OJS), que funciona como um sistema que propicia mais agilidade e uma melhor organização do trabalho editorial, desde a chegada dos artigos até a publicação. “O sistema serve para que os editores façam a gestão dos textos, cadastrando todos atores envolvidos e gerencie os passos da tramitação dos artigos lá submetidos. São muitos atores: autores dos textos, avaliadores dos textos e comissões das revistas. Para gerenciar o trabalho de cada um dos atores e organizar o tempo gasto entre a submissão do texto, sua avaliação, a realização das correções e publicação do mesmo, o sistema é nosso maior aliado”, explica Priscila Pinto.    

A página se apresenta como um ponto de conexão entre os periódicos e as informações da própria gestão do portal. Segundo a coordenadora do projeto, o conteúdo de fácil acesso contém instruções fundamentais para a capacitação de novos membros que desejam atuar futuramente como editores de periódicos. “Atualmente uma de nossas maiores ações coletivas foi a oferta de cursos para qualificação dos editores, a aquisição e atribuição de códigos de DOI para os artigos editados e publicados por nossas revistas. Os códigos de DOI ajudam a aumentar a difusão e visibilidade dos textos, atraindo um maior número de autores eleitores”, complementa. 

O Portal de Periódicos está vinculado a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), também conta com participação do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), da Biblioteca e da Editora UFJF como apoiadores de ações. Todos os periódicos que são editados por equipes da instituição e que tem interesse em fazer parte do portal, devem entrar em contato por e-mail para receber as orientações específicas de implementação do conteúdo.

Outras informações: (32) 2102-3217 – portalperiodicos@ufjf.edu.br  – Portal de Periódicos da UFJF