O projeto de extensão “Tecendo Interlocuções sobre as relações entre saúde mental e trabalho” propõe o debate sobre a situação dos trabalhadores do transporte coletivo de Juiz de Fora diante do contexto pandêmico, causado pelo novo coronavírus. O evento, realizado de forma remota, acontece na sexta-feira, 3, às 16 h e pode ser acompanhado por este link.

A atividade conta com a participação da representante do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), Miriam Monteiro, e do vice-presidente do Sindicato de Transportes Coletivo (Sinttro JF), Claudinei Janeiro da Silva. Segundo a coordenadora do projeto, e  professora do Departamento de Saúde Coletiva da UFJF, Andréia Aparecida de Miranda Ramos, o debate é importante por se tratar de uma categoria profissional que apresenta alta prevalência de doenças relacionadas ao trabalho, em especial as mentais e osteomusculares. 

“Neste contexto da pandemia, os trabalhadores de transporte coletivo estão entre aqueles considerados essenciais e que não tiveram as atividades suspensas. Portanto, representam alto risco de contaminação pelo novo coronavírus. Além deste fator de risco, há outro bastante grave que é o de demissão visto ser um setor que teve redução do uso pela população”, observa Andréia.

A live também irá debater o nexo epidemiológico entre Covid-19 e trabalho, para que ela seja reconhecida como patologia ocupacional. “As doenças infectoparasitarias estão na lista das que são relacionadas ao trabalho, mas sem grande significação. Infelizmente, em relação ao novo coronavírus, o cenário aponta para o mesmo caminho. Por isso precisamos que esse assunto seja ampliado para além da categoria dos profissionais de saúde.”

A atividade vale ponto para os alunos dos cursos de Medicina, Direito, Psicologia e Fisioterapia da  UFJF que forem se inscrever no processo de seleção para bolsistas e voluntários do projeto. Para obter o certificado é preciso preencher um formulário que está disponível no instagram @saudemental.trabalho_ufjf 

Iniciativa

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, a análise das condições de trabalho das diferentes categorias profissionais, neste momento de pandemia, é fundamental para compreender as necessidades desses segmentos e os procedimentos para que, de fato, possam executar as atividades com segurança e com proteção a vida. “O grupo de estudos, como um projeto de extensão que analisa essa temática e propõe ações de intervenção, é importantíssimo para que as pesquisas da UFJF tenham aplicabilidade e possam contribuir para a melhoria de condições de vida das pessoas e, neste caso em especial, dos trabalhadores do transporte coletivo.”

A professora Andréia Ramos ressalta que a atividade de Grupo de Estudo ocorre mensalmente, sendo desenvolvido e aberto para toda a comunidade de juiz de Fora.  “Estava suspensa e retomamos agora no formato remoto. O projeto de extensão já acontece há cinco anos, em parceria com o Cerest, realizando também grupos com trabalhadores do setor de transporte que foram diagnosticados com doenças mentais relacionada  ao trabalho.  As atividades estão acontecendo virtualmente”, finaliza.

Outras informações:

E-mail:  saudementaltrabalho.ufjf@gmail.com 

Instagram: @saudemental.trabalho_ufjf 

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF