O Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação (Nugea) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove nesta quarta-feira, 1º, às 15h, a live “Colonialidade do poder e território: chaves para pensar o Brasil”. O evento acontece na página do Instagram. Toda semana, por meio das redes, o Núcleo trata de temas de relevância para a geografia e a atualidade. 

A proposta da live é um bate-papo sobre geografia descolonial com o professor Valter do Carmo Cruz, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os ouvintes poderão participar da conversa enviando comentários e dúvidas via chat. 

Segundo o pesquisador e organizador do evento, Elias Lopes de Lima, o debate decorre da preocupação de deslocar o olhar sobre a realidade presente, viciado por uma visão epistêmica eurocêntrica de maneira a interpretá-las a partir da experiência de outras matrizes, em especial as múltiplas leituras latino-americanas.

“Trata-se de compreender que as relações sociais presentes estão eivadas de um legado colonialista impresso nos costumes, nas interações interpessoais, na relações de gênero e inter-raciais, nas normas, na política, na economia, no trato com a natureza, na produção científica e filosófica que no conjunto evoca o peso da colonialidade em nossas vidas”, ressalta Lima. 

Desde maio de 2020, quando o isolamento social se iniciou, o Núcleo vem promovendo discussões, entre eles, a condição da mulher pesquisadora na pandemia, os impactos do atual cenário na desigualdade sócio-espacial, entre outros. 

Outras informações:

Instagram do Núcleo

Site do Nugea