Bandeiras enviadas nos kits distribuídos coloriram as janelas de Juiz de Fora para simbolizar luta pelos direitos LGBTQIA+

O Esquenta Rainbow, evento que antecede a Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), movimentou, neste final de semana, a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais e outros e pessoas interessadas no tema. A programação on-line, composta por apresentações musicais e teatrais e uma roda de conversas, celebrou o Dia do Orgulho LGBTQIA+ e atingiu simultaneamente cerca de mil espectadores.

O projeto, criado por alunos e alunas do curso de especialização de Relações de gênero e sexualidades: perspectivas interdisciplinares da UFJF, celebra o dia 28 de junho com intervenções culturais e didáticas. De acordo com o coordenador da Semana Rainbow, Marcelo do Carmo, a ação é uma prévia sobre o que a comunidade LGBTQIA+ pode esperar para as atividades oficiais que serão realizadas de 10 a 16 de agosto.

“Neste ano, o projeto repetiria os mesmos moldes das edições anteriores, mas foi interrompido diante da crise causada pela pandemia. Nessa perspectiva, a equipe organizadora optou por manter o evento, mesmo com uma série de limitações. O Esquenta, juntamente às atividades que faremos em agosto, se propõe a ouvir diversas vozes que compõem a nossa comunidade”, comenta Carmo.

Extensão reinventada e acessível

Após consulta junto a comissão curadora, o tema principal para o debate da 4ª Semana Rainbow da UFJF ficou definido como “A comunidade LGBTTIQ+ no enfrentamento à pandemia e ao contexto político e social”. Para possibilitar a participação de todos e todas e promover a inclusão, a ação extensionista contará com  intérpretes de libras para as atividades realizadas em agosto.

Confira as fotos no perfil da Semana Rainbow

De acordo com Carmo, as ações, desenvolvidas em âmbito virtual, apontam para uma extensão universitária reinventada, em que as propostas remotas continuam a trabalhar aspectos educativos, artísticos e didáticos. Ele também ressalta sobre como o lançamento dos editais de foto, audiovisual, projetos sociais e projetos culturais, contribuem para o fortalecimento da extensão da UFJF.  “São mais uma possibilidade de ampliação da nossa relação com o público, artistas e projetos. É muito importante destacar que esse ano, por ser on-line e termos aberto para a sociedade civil, as propostas podem chegar de qualquer lugar, mesmo fora do Brasil. Isso é fantástico.”

Recorde

Para movimentar a comunidade LGBTQIA+, a 4ª Semana distribuiu 200 kits montados a partir de contribuições de empresas tradicionalmente parceiras do evento. Do total de kits, 51 foram distribuídos para a comunidade acadêmica por meio de sorteio realizado no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), dividido entre os segmentos. Os demais foram encaminhados para autoridades; empresas e instituições parceiras e apoiadoras; imprensa; equipe envolvida na organização e para representantes da comunidade LGBTQIA+.

Todos os kits foram entregues nas residências, ou locais previamente combinados, atendendo às normas de biossegurança, sem qualquer tipo de despesas ao erário público. “No que diz respeito ao sorteio, foi o segundo com mais inscritos, ficando atrás somente dos ingressos para o show da cantora Ana Carolina. Foram 1.200 inscritos em 24 horas.”

4ª Semana Rainbow

A iniciativa, sob coordenação do professor do Departamento de Turismo, Marcelo Carmo Rodrigues, é um projeto de extensão, com a proposta de criar atividades educativas para promover o respeito às diversidades, com mais atividades previstas para o período de 10 e 16 de agosto. O evento é realizado com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão.

O tema “A comunidade LGBTTIQ+ no enfrentamento à pandemia e ao contexto político e social” é resultado da avaliação de uma comissão curadora composta por Diretoria de Imagem Institucional, Pró-reitoria de Extensão (Proex), Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed), Centro de Referência e Promoção da Cidadania LGBTQIA+ (CeR), Departamento de Turismo da UFJF, Especialização em Gênero e Sexualidade e Núcleo de Pesquisas e Práticas em Psicologia Social Políticas Públicas e Saúde (PPS).

Outras informações: @semanarainbowufjf

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf