Peça virtual “Stonewall 50 - Uma Celebração Teatral” é encenada por Thiago Mendonça (Foto: Divulgação)

Peça virtual “Stonewall 50 – Uma Celebração Teatral” é encenada por Thiago Mendonça (Foto: Divulgação)

Começa neste sábado, 27, a programação da 4ª Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A abertura, em um ambiente virtual, conta com a apresentação do espetáculo “Stonewall 50 – Uma Celebração Teatral”, com o ator solista, Thiago Mendonça. Uma roda de conversa e atrações musicais completam as atrações. Os interessados podem acompanhar o Esquenta Rainbow, entre 20h e 22h, no Youtube.

O evento, conduzido pela drag Femmenino e pela aluna da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – ativista lésbica e youtuber – Mariju, traz um formato jornalístico. Uma solenidade de abertura precederá o espetáculo Stone Wall 50 e um bate papo com o ator Thiago Mendonça. Além disso, acontece a Roda de conversa “Stone Wall 51 anos e os diálogos com a história do movimento LGBTTIQ+ no Brasil”. Apresentações musicais encerram o evento on-line. 

Além da live, também está prevista para a data o lançamento oficial do site da 4ª Semana Rainbow. A plataforma terá conteúdos diversos, entre eles, filmes, peças teatrais, parada on-line de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queers, Intersexuais, Assexuais e outros (LGBTQIA+), balcão de empregos e oportunidades, dicas rainbow, espaço para comercialização de produtos dos parceiros do evento e espaço para a TVUFJF.

Stonewall 50 – Uma Celebração Teatral

A peça, apresentada em primeira pessoa, relata passagens da vida pessoal do ator, em que Thiago Mendonça abre as portas da própria casa e um pouco da intimidade para homenagear as pessoas que lutaram e seguem firmes em busca de um país igualitário, sem preconceitos e pela conquista de direitos humanos para a comunidade LGBTQIA+.

O espetáculo remete a Stonewall, um bar em Nova Iorque, onde há 50 anos aconteceu o mais significativo levante contra os violentos abusos praticados por policiais, mantendo o clima de celebração em meio a músicas, dança, histórias e brincadeiras. Durante a encenação, Mendonça conta sobre esse e outros acontecimentos importantes, lembrando nomes como Vange Leonel, George Michael, Judy Garland, Divina Valéria e a diva da praça Roosevelt, Phedra de Córdoba.

“A primeira vez que ouvi falar desse assunto foi através do álbum The Stonewall Celebration Concert, de Renato Russo, lançado em 1994, para comemorar os 25 anos da revolta. Renato selecionou e gravou em inglês composições emblemáticas do universo Queer. Algumas delas estão presentes nessa peça”, conta o ator Thiago Mendonça, que viveu Renato Russo no filme “Somos Tão Jovens”.

De acordo com o coordenador da iniciativa, Marcelo Carmo, a peça é em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, tradicionalmente celebrado em 28 de junho. “O tema do evento é em torno desses 51 anos de luta e resistência. Achamos que a peça tem tudo a ver com a discussão proposta pelo Esquenta Rainbow e a escolha é em função dos assuntos da noite.” 

História do movimento LGBTTIQ+ 

Semana celebra a diversidade

Semana celebra a diversidade

A Roda de conversa “Stonewall 51 anos e os diálogos com a história do movimento LGBTTIQ+ no Brasil” será coordenada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed) e pelo Centro de Referência e Promoção da Cidadania LGBTQIA+ (CeR). Além de promover um forte debate sobre as questões vivenciadas pela comunidade, conta com a participação do professor da Universidade de Pelotas e autor do livro “História do movimento LGBT brasileiro”, Márcio Caetano; da professora da Universidade Federal do Paraná, Megg Rayara, e do professor da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Marco Duarte, que conduz a conversa. A organização aguarda a confirmação de mais uma presença para tornar a conversa educativa ainda mais plural.

“O objetivo da mesa é procurar analisar esses 51 anos de luta, tanto no Brasil quanto em outros países e em outras realidades, discutindo consensos e dissensos ao longo desse período. A participação da professora da Universidade Federal do Paraná, Megg Rayara Gomes de Oliveira, é um destaque. Ela é a primeira travesti negra a obter o título de doutora no Brasil e pesquisadora de exímia competência nos estudos de gênero, raça e educação”, explica do Carmo.

A atração musical da noite fica por conta da cantora trans e negra, Valéria Barcellos. Ela representou o Brasil em Montevidéu na Semana de Arte Trans e fez uma apresentação em Paris, quando venceu o Festival da Música Francesa, em 2012. Também participou de programas de TV, como “Astros”, em 2012, e “Amor e Sexo”, no final de 2018.

Sorteio cultural

A 4ª Semana Rainbow da UFJF abriu sorteio de 51 kits, sendo 17 para cada um dos segmentos acadêmicos, contendo brindes oferecidos pelos parceiros do evento. Alunos, professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs)  devem se inscrever no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga Laranja), na aba Sorteio Cultural, até às 8h desta sexta-feira, 26. O resultado será disponibilizado às 9h do mesmo dia.

A Central de Atendimento (CAT) fará contato com os sorteados, através das informações inseridas no Siga, para agendar a entrega dos kits, ainda na sexta-feira, 26, na residência dos ganhadores. Caso o sorteado tenha alguma dúvida, poderá entrar em contato com a CAT, por meio de telefone ou Whatsapp no número (32) 2102-3911.

4ª Semana Rainbow

A iniciativa, sob coordenação do professor do Departamento de Turismo, Marcelo Carmo Rodrigues, é um projeto de extensão, com a proposta de criar atividades educativas para promover o respeito às diversidades, com mais atividades previstas para o período de 10 e 16 de agosto. É realizado com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão.

O tema Bandeiras na Janela! Orgulho por toda parte! é resultado da avaliação de uma comissão curadora composta pela Diretoria de Imagem Institucional, Pró-reitoria de Extensão (Proex), Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), Grupo de Sstudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed), Centro de Referência e Promoção da Cidadania LGBTQIA+ (CeR), Departamento de Turismo da UFJF, Especialização em Gênero e Sexualidade e Núcleo de Pesquisas e Práticas em Psicologia Social Políticas Públicas e Saúde (PPS).

Outras informações: @semanarainbowufjf

https://www.instagram.com/p/CBeOwGwhqLG/

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF