Aulas abordam mídia, política, arte e outros temas que se relacionam, de alguma forma, com religião (Foto: ONG Rio de Paz)

O “Religando: cursos de extensão em tempos de pandemia”, parceria entre o Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião (PPCir) e o Centro Acadêmico de Ciência da Religião (Cacir) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com inscrições abertas para o segundo módulo do projeto. A participação é gratuita, mas as vagas, que se destinam a toda a comunidade, são limitadas. Os cursos são oferecidos de forma virtual e as inscrições devem ser feitas através de formulário on-line até esta sexta, 3 de julho. 

Para a segunda rodada, serão estudadas novas temáticas relativas ao estudo da religião, sugeridas pelos participantes do primeiro ciclo. Além disso a escolha também foi baseada em uma percepção dos organizadores aos motivos que levaram as pessoas a participar anteriormente: “Uma busca pelo entendimento do atual momento, no Brasil e no mundo, e como a religião participa desses processos sociais e culturais”, afirma o professor e idealizador do projeto, Frederico Pieper

Segundo Pieper, as expectativas para o segundo módulo são as melhores possíveis. “Nós da equipe ficamos bastante realizados com os resultados do primeiro. O feedback dos participantes foi positivo, no sentido que os cursos estão ajudando as pessoas a lidar com esse cenário de distanciamento social e pandemia.” 

Temas
Cada tema foi dividido em três aulas (virtuais). O primeiro curso – “Mídia, Religião e Política no Brasil Contemporâneo”- será ministrado nos dias 6, 13 e 20 de julho, das 19h às 20h40min, pela professora Magali Cunha.

O segundo – “Presença e atuação missionária entre os povos indígenas no Brasil” – será ministrado pelas professoras Maria Cecília Simões e Siloeh Cerqueira, nos dias 7, 14 e 21 de julho, das 19h às 20h40min. 

“Religião, arte e os horizontes da vida” será o tema do terceiro minicurso, nos dias 8, 15 e 22 de julho, das 14h às 15h40min, conduzido pelos professores Arnaldo Érico Huff e Vinícius Tobias

Já nos dias 9, 16 e 23, os professores André Musskopf e Edla Eggert vão ministrar o minicurso “Religião e pedagogias de gênero e sexualidade”, das 19h às 20h40min. 

Os participantes que se interessarem por mais de um tema poderão assistir através do canal no YouTube, onde, além de ser feita transmissão ao vivo, as aulas  ficarão gravadas. 

Os cursos conferem certificado, desde que a frequência seja superior a 75% de participação.

Outras informações
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião 

e-mail cursos.livres.religiao@gmail.com