O universo gamer atrai não só os jogadores mais aficionados como quem deseja fazer da diversão uma carreira profissional. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o grupo de pesquisa  “Histórias interativas: Estudo e projeto de ludonarrativas” aborda a temática desde 2012 e, durante a pandemia de Covid-19, tem dado continuidade aos trabalhos por meio de lives.

Nesta terça-feira, 30, às 16h acontece mais uma edição. “Para além da diversão: o lado ‘invisível’ dos jogos” será transmitida pelo Facebook com a participação do autor de card/board games e pesquisador Joshua Kritz e mediação da professora do Instituto de Artes e Design (IAD) Letícia Perani, líder do grupo de pesquisa.

As lives estão acontecendo desde abril em parceria com o grupo “Comunicação, Lúdico e Cognição (CiberCog)”, liderado pela pesquisadora Fátima Regis, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Há sempre a participação de um ou mais convidados, tanto da área acadêmica quanto da mercadológica. O objetivo principal é trazer o máximo de opiniões possíveis, mostrando a diversidade do campo lúdico.

Segundo a professora Letícia, as transmissões não são restritas a um tipo de público-alvo. “Todo mundo que se interessa por games ou por jogos pode participar. Muita gente que assiste não é da área, não é especializado e nem trabalha diretamente com isso, apenas se interessa e sente curiosidade. Nós procuramos sempre esclarecer aos convidados que nossas lives são uma ação de divulgação científica sobre o estudo de produção de jogos, então procuramos manter uma linguagem simples e casual que possa ser entendida por todos.”

As quatorze edições anteriores, disponíveis no Facebook, registraram presença de pesquisadores e game designers da própria instituição, de diversas universidades do Brasil e da Alemanha. Entre os convidados, é possível destacar a presença do ex-aluno da UFJF Dimas Lorena Filho, graduado em Jornalismo e mestrado em Comunicação e Sociedade. Na live “Game Design: como projetar um jogo”, ele abordou sua experiência como aluno do Bacharelado em Jogos Digitais na Universidade Técnica de Colônia, na Alemanha.

Pesquisa integrada à prática

O grupo de pesquisa “Histórias Interativas: estudo e projeto de ludonarrativas” foi criado pela professora Eliane Bettocchi em 2012. “Abordamos todas as formas do lúdico, tanto em jogos eletrônicos, jogos de RPG, jogos card/board, brinquedos… Tudo o que se refere ao lúdico e à construção de narrativas a partir dele nos interessa”, conta Letícia Perani. As produções dos pesquisadores são tanto teóricas, por meio de artigos científicos e metodologias de pesquisa, quanto práticas, realizadas em conjunto com os alunos do Grupo de Educação Tutorial (GET) do IAD.