O enfrentamento à pandemia pelo novo coronavírus decorre da ação de diversos recursos, desde os equipamentos nos hospitais, os medicamentos advindos de pesquisas, até a atuação dos profissionais de saúde. Por isso, tão importante quanto tratar o paciente que está infectado por Covid-19 é oferecer atenção e cuidado àqueles que estão envolvidos no seu tratamento. Pensando nisso, a equipe de Promoção à Saúde do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) produziu o e-book “Profissional da saúde, profissional com saúde: as singularidades do cuidado e do cuidador em meio à pandemia da Covid-19”.

O material traz recomendações relacionadas à biossegurança, o autocuidado e à saúde mental dos trabalhadores, e tem como objetivo contribuir com o bem-estar físico e psicológico dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 em Governador Valadares. “A missão é árdua, e para isso é de fundamental importância que cada profissional repense constantemente suas práticas e sua própria vida (dentro ou fora do trabalho) de forma integral”, explica a psicóloga do Siass, Larissa Vieira.

Entre as indicações apresentadas no e-book, destacam-se as diferentes formas de precaução recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que visam diminuir a transmissão da doença através de contato físico, gotículas e aerossóis, bem como a importância de reforçar o autocuidado durante as excessivas jornadas de trabalho na pandemia. De acordo com o material, um dos aspectos importantes para se ter qualidade de vida é a manutenção do equilíbrio entre o bom funcionamento do corpo e a ausência de doença, através da promoção de saúde. Práticas diárias como ingestão regular de água, alimentação saudável, atividades físicas e uma boa qualidade de sono colaboram nessa tarefa.

O Siass é formado por uma equipe multiprofissional, que coordena e integra ações nas áreas de perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da UFJF-GV e demais órgãos. Também participam da adaptação do material a enfermeira Érica Barbosa Magueta e o enfermeiro Guilherme de Andrade Ruela. A iniciativa integra as ações do projeto “Saúde e bem-estar dos trabalhadores da saúde em tempos de coronavírus” promovido pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), em parceria com o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador e a Casa do Servidor de GV.

O material será enviado ao Nasf, que fica responsável pela ampla divulgação entre os profissionais de saúde da Prefeitura de Governador Valadares.

Mais informações no site do Siass.