Live, nesta 3ª, recebe Mirela Estelles, contadora de histórias e educadora formadora do Museu de Arte de São Paulo (Foto: Divulgação)

Com a proposta de trazer à tona experiências capazes de auxiliar na construção coletiva de diretrizes de ações educativas, especialmente neste momento de pandemia e afastamento social, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza virtualmente o Encontro de Educadores de Museus Brasileiros.

Em seu canal no Youtube, o Mamm realiza, nesta terça-feira, 30, às 19h, a live “Cultura da infância: O brincar e o museu”, que traz à cena a educadora Mirela Estelles, tendo como mediadora a agente de Cultura e Lazer do Museu, Ana Luísa Affonso. A apresentação estará acessível também em libras.

A convidada da noite tem larga experiência como contadora de histórias e é educadora formadora do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), onde desenvolve os programas Família MAM e Escolas Parceiras, que se desdobram em inúmeras ações na área da educação e da cultura, como o projeto “Histórias para ver e ouvir”.

Segundo Ana Luísa, trata-se de uma ação do projeto Intercâmbio, da Divisão de Ação Educativa, do Setor de Difusão Cultural do Mamm, que teve início em 2012 e chega à sua sexta edição, com profissionais de setores educativos dos museus do país compartilhando experiências em educação não formal.

Nas edições anteriores, os convidados trouxeram materiais de apoio relativos aos seus espaços, e hoje esse material integra a Biblioteca da Divisão de Ação Educativa do Mamm. A ideia é fortalecer a rede de educativos de museus, ao mesmo tempo em que propaga a imagem do Mamm.

Já participaram do Encontro cerca de 15 instituições, entre elas Museu Lasar Segall, de São Paulo; Museu Victor Meirelles, de Florianópolis (SC); Museu de Arte Moderna (MAM) e Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro; Fundação Iberê Camargo, de Porto Alegre (RS); Casa Andrade Muricy, de Curitiba (PR); Instituto Inhotim, de Brumadinho (MG), e Museu Mariano Procópio, de Juiz de Fora (MG).