Evento acontece de 30 de junho a 2 de julho e verba arrecadada com inscrições será destinada às ONGs Aban e SJPA (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Liga Acadêmica de Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais (Lapet), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com inscrições abertas para o “1º Ciclo de Palestras Online”. O evento acontece entre os dias 30 de junho e 2 de julho e é destinado a estudantes da UFJF e de outras instituições e a profissionais de Medicina Veterinária. As inscrições devem ser feitas através de formulário virtual. 

A taxa é de R$ 10. O valor deve ser pago através de depósito ou transferência bancária. A participação confere certificado. O valor arrecadado com as inscrições será doado para duas Organizações Não-Governamentais (ONGs) que trabalham com proteção animal em Juiz de Fora: Ambiental Aban e SJPA. “A Aban, além de abrigar animais em sua sede, auxilia famílias em situação de vulnerabilidade social, nos bairros Jardim Casablanca e Dom Bosco, doando ração para os animais, alimentos e produtos de limpeza. A SJPA cuida de mais de 500 animais abandonados, até que possam ser adotados”, destaca.

A escolha dos temas das palestras foi feita de acordo com os assuntos estudados pela Lapet: clínica, cirurgia, anestesia e diagnóstico por imagem. As aulas serão ministradas por professores e profissionais da área. Segundo a Organização, o objetivo do projeto é levar conhecimento aos estudantes e profissionais durante o período de quarentena. 

Programação
Serão abordadas duas temáticas a cada dia, nos horários das 17h às 18h30min e das 18h30min às 20h. A primeira palestra do dia 30 – “Ventilação mecânica aplicada em pequenos animais” – será ministrada pelo professor da Escola Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eutálio Pimenta. A segunda, “Alterações da hemostasia em pequenos animais”, tem como convidada a professora do curso de Medicina Veterinária da UFJF, Carina Franciscato

No dia 1º de julho, os temas serão “Alimentos tóxicos para pequenos animais” e “Ultrassonografia point-of-care na emergência de pequenos animais”, com os professores do curso de Medicina Veterinária da UFJF, Gláucia Amaral e Leonardo Lanna, respectivamente. 

No dia 2 de julho, encerrando o evento, acontecem as palestras “Por que me preocupar com a obesidade e síndrome metabólica nos pets?”, apresentada pela médica veterinária Patrícia Guedes; e “Cirurgias oftalmológicas em pequenos animais”, conduzida pela professora do curso de Medicina Veterinária da UFJF, Anna Laeticia Trindade.