Buscando orientar as pessoas em isolamento social, o grupo “Pesquisa de Ponta” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem disponibilizado uma série de vídeos em seu canal no Youtube.  O conteúdo é gratuito e produzido em uma parceria entre os bolsistas do projeto e o orientador, Marco Aurélio Kistemann. Novos vídeos são postados todas as quinta-feiras e tratam do planejamento financeiro em fase de pandemia e restrições orçamentárias das famílias.

Líder do grupo e professor do Departamento de Matemática da Universidade, Kistemann já publicava vídeos com regularidade no canal antes das medidas restritivas de isolamento social. Porém, a nova série chamada “Educação Financeira em Tempos de Pandemia” possui um novo formato, vídeos mais curtos, que são roteirizados e produzidos em ação conjunta com os bolsista da Iniciação Científica. Ao todo, já estão disponíveis seis vídeos da série.

A iniciativa reforça o caráter extensionista da UFJF e, ao mesmo tempo, apresenta as ações de grupos de pesquisa. Segundo o coordenador, tratar de questões financeiras, particularmente em épocas de fragilidade econômica como a que se vive, é de extrema relevância. Sem planejamento financeiro, as dívidas crescem e as compras por impulso podem comprometer a renda familiar. “Esse tipo de dívida, principalmente em tempos de pandemia, pode fazer com que as famílias recorram a empréstimos com taxas elevadas, ou optem pelo cheque especial, uma péssima escolha financeira”, ressalta.  

O professor Kistemann já tem planos para outros conteúdos em formato de vídeo. “A nova série terá temas como o estudo de forma remota, o uso de tecnologias e metodologias ativas durante a pandemia, além do ‘Pesquisa de Ponta News’, que será como um jornal online, com dicas de sites, software e orientações de leitura.