Campanha visa ampliar comunicação entre idosos e familiares e possibilitar melhor interação com profissionais que disponibilizam oficinas terapêuticas virtuais (Foto: Pixabay)

Além de desenvolver atividades de bem-estar e saúde, o Time Enactus, projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está recebendo doações para oferecer aos moradores do Lar de Idosos Luiza de Marilac. O grupo busca arrecadar fraldas geriátricas, produtos de limpeza e higiene, e medicamentos. A campanha ainda espera conseguir notebooks e verba para contratar serviço de internet de qualidade, a fim de ampliar a relação de comunicação entre idosos e familiares, e possibilitar uma melhor interação com os profissionais que disponibilizam as oficinas terapêuticas virtualmente. Outro objetivo é auxiliar na reforma do espaço.

De acordo com a projetista da ação, Maria Eduarda Mota, diante do quadro pandêmico, há certas dificuldades em promover atividades no local, o que faz com que os idosos fiquem ansiosos e com o lado psicológico prejudicado. Dessa maneira, a campanha busca  auxiliá-los em questões de infraestrutura e bem-estar. “As doações serão revertidas para a compra destes materiais. Sem contar que eles vivem em casinhas muito antigas, e a parte elétrica delas já se encontra bastante danificada. No total são 22 casinhas que precisam ser reformadas.”

A coordenadora do projeto extensionista, Priscila Capriles, explica que as ações desenvolvidas pelo Cadivó – um subprojeto pertencente ao Time Enactus -, junto ao abrigo, começaram no final de 2019, com a proposta de promover atividades psicomotoras e emocionais, para os envolvidos se sentirem mais produtivos, além de proporcionar melhores condições de vida e evitar doenças como, por exemplo, ansiedade e depressão.

Bem-estar psicossocial
“Percebemos que o isolamento impossibilitou a realização das atividades de fisioterapia, atendimento psicológico e artesanato e, a partir desse cenário, procuramos pessoas que pudessem desenvolver essas ações por meio de videoconferência. Dessa maneira, o professor Altemir Barbosa, do curso de Psicologia, e a professora Nádia Shigaeff, que coordena a Liga de Neurociência, passaram a nos apoiar e trabalhar conosco, visando o bem-estar psicossocial dos idosos. A atividade extensionista com foco em bem-estar psicossocial também contará com a colaboração da professora Eduarda Rezende Freitas do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília”, ressalta.

As atividades, além de promoverem integração e lazer para os idosos, propõem oficinas terapêuticas para fomentar a produção de artigos artísticos, como o artesanato, e produtos alimentícios, e comercializá-los, a fim de reverter a renda para os idosos e a instituição. No entanto, as ações de comércio estão interrompidas por causa do quadro epidemiológico.

A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, observa um movimento muito produtivo relacionado aos projetos extensionistas, pois, mesmo não sendo direcionados diretamente ao combate da Covid-19, têm um movimento interessante ao continuarem a ser realizados remotamente, mas acrescendo ações de solidariedade e que atendem as demandas da comunidade. “Essas novas atividades buscam minimizar os impactos da pandemia e melhoram as condições de saúde, neste caso especificamente dos moradores do Luiza de Marilac. A iniciativa, acrescida de novos elementos, atende às recentes necessidades apresentadas por esse grupo social.”

Time Enactus
A Enactus é uma rede mundial de estudantes destinada a transformar o mundo através do empreendedorismo social. O Time Enactus UFJF segue essa linha ao atuar com comunidades em situação de vulnerabilidade, possibilitando que essas pessoas assumam o protagonismo de suas vidas e se tornem mais empoderadas socialmente. Aberto a membros de todos os cursos da UFJF, o grupo realiza atividades baseadas nos 17 objetivos  de desenvolvimento sustentável da ONU (ODS) e tem como inspiração a frase “Sonhos para realizar, atitudes para impactar”.

Para saber outras informações sobre a campanha acesse o instagram @enactusufjf.

Outras informações
E-mail: enactusufjf@gmail.com

Instagram: @enactusufjf

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF