A neurociência pode ser considerado um dos campos em maior crescimento, atualmente, no meio científico. Diversas áreas de estudo, como biologia, medicina, psicologia, linguística, matemática, física e filosofia compartilham da mesma curiosidade fundamental: Como funcionam e como agem o cérebro e a mente humanos? Visando a integração de todas num ambiente interdisciplinar, foi fundada, em 2019, a Liga Acadêmica de Neurociências (Lanc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Iniciativa conta com postagens semanais que abordam temáticas de áreas interdisciplinares (Imagem: Pixabay)

A Liga tem como objetivo principal a execução de ações extensionistas articuladas ao ensino e à pesquisa na área da neurociência. “No início deste semestre letivo, estávamos fazendo um planejamento para ações presenciais da Lanc; porém, com a pandemia e o início do período de quarentena, nossas atividades tiveram de ser adiadas e, assim, adaptamos nossas ações”, afirma a diretora de Comunicação da Liga, Letícia Dutra.

Os integrantes criaram, através do Instagram, uma série de posts, chamada “Neuro em Casa”, cujo objetivo é a divulgação de conteúdo baseado na neurociência, além de dicas e informações para oferecer suporte e orientação ao público, formado por estudantes, professores e entusiastas de outras áreas. Atualmente, o grupo conta com 11 alunos do curso de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF, coordenados pela professora Nadia Shigaeff, com perspectiva de abertura para membros de outras áreas do conhecimento.

Conforme explica a professora, as neurociências visam compreender o funcionamento do cérebro humano, na interação com o meio ambiente, por meio da observação do comportamento. “Assim, em um momento tão crítico quanto o que estamos vivendo, é importante que possamos dialogar com a sociedade e favorecer a compreensão de fenômenos comportamentais atuais”.

Temas
“Os posts são semanais, divulgados aos domingos, com um tema novo a cada semana”, explica Letícia. Entre as temáticas, “Hábitos e rotina na quarentena”; “Como o período de quarentena afeta nossa saúde mental e nossa cognição”; “Por que o isolamento social pode causar ansiedade e pensamentos depressivos?”; e “O coronavírus e o sistema nervoso”..

“Além disso, demos início à série de postagens ‘NeuroMitos’, pela qual desvendamos várias ideias de senso comum sobre o cérebro, que permeiam a nossa sociedade”, acrescenta Letícia. Neste domingo, 21, tem início outra série – “Interfaces da Neurociência” -, com o intuito de divulgar a ampla gama de áreas e a interdisciplinaridade abrangida pela Liga Acadêmica.

“Somos seres biopsicossociais, então a interdisciplinaridade faz parte da compreensão de como nós funcionamos em determinado contexto. Assim, é de suma importância a troca entre estes profissionais, e isso deve ser incentivado desde a formação acadêmica. Iniciativas como a da Liga oportunizam um espaço para alunos de vários cursos de graduação interagirem entre si e complementarem a construção de conhecimento, trazendo olhares específicos de cada área”, conclui Nadia.

Instagram da Liga Acadêmica de Neurociências da UFJF