Da esquerda para a direita: professor Paulo Roberto Figueira Leal, mestranda Deborah Luísa Vieira dos Santos, professor orientador Luiz Ademir de Oliveira (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) observa como os principais candidatos ao Governo de Minas em 2018 usaram os meios de comunicação como ferramenta de campanha nas mídias digitais e na tradicional. Os candidatos observados na pesquisa foram Anastasia (PSDB), Pimentel (PT) e Zema (Novo). O estudo foi realizado por Deborah Luísa Vieira dos Santos, por meio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, e conta com a coleta dos programas do Horário Eleitoral e de todas as publicações feitas pelos candidatos em suas páginas no Facebook. 

A pesquisa de Deborah aborda temas que permearam o cenário político das eleições daquele período, como a descrença na política por parte da população, muito como resultado dos escândalos de corrupção; a crise política e econômica; a crescente dos discursos “antissistema” e “antipolítica”; e a polarização PT X PSDB. Neste contexto, através da análise dos meios de comunicação, foi possível observar quais os conteúdos das mensagens, os mecanismos de ação, os discursos e como os contextos das eleições atravessaram essas campanhas. A pesquisadora conta que, com o crescimento e vitória de Romeu Zema, foi possível traçar quais especificidades da campanha puderam contribuir para a eleição dele e interrupção de uma polarização de décadas entre PT e PSDB. 

Como resultados do estudo, Deborah relata que os candidatos utilizaram diferentes estratégias ao longo das campanhas, tanto nas redes quanto na TV. Enquanto Anastasia e Pimentel baseavam-se no histórico de polarização para desenvolver as campanhas e pareciam disputar o primeiro turno sozinhos, Romeu Zema (Novo) priorizou a apresentação de sua candidatura como sendo o “novo”, o “diferente” na política. Outro ponto da pesquisa revela que Anastasia e Pimentel publicaram mais em suas redes sociais, diferente de Zema, que teve um número de postagens menor, mas se mostrou mais eficiente e voltado para a mobilização e engajamento dos seguidores. A pesquisadora pontua também o “efeito Bolsonaro” observado nas disputas em todo o país e que impulsionou a vitória de Zema em Minas Gerais.

Deborah acredita que sua dissertação contribui para a sociedade à medida em que compreende a importância dos meios de comunicação como formadores da realidade, das formas como as pessoas veem o mundo a seu redor, e como elas utilizam esses meios para tomar decisões, inclusive, decisões políticas. “É um ponto de partida e continuidade que contribui para entender como os novos meios de comunicação também trazem transformações sociais e de que forma delineiam novos caminhos e circuitos comunicacionais e de comunicação”, relata. 

O professor orientador, Luiz Ademir de Oliveira, ressalta a importância da pesquisa ao oferecer riqueza no estudo bibliográfico de vários temas importantes ao campo da Comunicação e da Ciência Política e por construir um modelo novo de análise da propaganda eleitoral a partir de uma campanha híbrida no uso das mídias. “Outro foco é a interface com a mídia – entender de que forma as mídias digitais estão se inserindo nos cotidianos dos indivíduos e têm impactado nos campos sociais, como no campo da política. Trata-se de um estudo inovador tanto do ponto de vista teórico quanto metodológico, que vai muito além dos requisitos de uma dissertação”, completa. 

Contatos:
Deborah Luísa Vieira dos Santos – (Mestranda)
deborahjor2@gmail.com 

Luiz Ademir de Oliveira – (Orientador)
luizoli@ufsj.edu.br 

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Luiz Ademir de Oliveira – Orientador (UFJF/UFSJ)
Prof. Dr. Paulo Roberto Figueira Leal – (UFJF)
Profa. Dra. Carla Montuori Fernandes – (Universidade Paulista – UNIP)

Outras informações: (32) 2102-3616  – Programa de Pós-Graduação em Comunicação