A 4ª Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será lançada no dia 27, em comemoração ao Dia do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queers e Intersexos (LGBTQI+), celebrado em 28 de junho. A iniciativa, sob coordenação do professor do Departamento de Turismo, Marcelo do Carmo, é um projeto de extensão, realizado com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão.
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Na ocasião do lançamento, que será realizado exclusivamente on-line nas redes sociais do evento, estão programadas roda de conversa, espetáculo teatral, dentre outras atrações culturais. As demais atividades da 4ª Semana Rainbow estão previstas para o período de 10 e 16 de agosto.
Em entrevista ao Portal da UFJF, Marcelo do Carmo falou sobre os preparativos, a exigência de adaptações devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, e as principais atrações deste ano.
Confira a entrevista na íntegra:
Portal da UFJF – Quando será lançada a Semana Rainbow 2020? Esta é a quarta edição do evento?
Marcelo do Carmo – No dia 27 de junho, a partir das 20h, em função do Dia do Orgulho LGBTQI+, comemorado no mundo todo em 28 de junho, a gente vai realizar o tradicional “Esquenta Rainbow”. Nessa oportunidade, lançamos o evento com a roda de conversa “StonneWall 51 anos e os diálogos com a história do movimento LGBTTIQ+ no Brasil”, conduzida pelo Gesed; um espetáculo teatral chamado “Stone Wall 50”, do ator paulista Thiago Mendonça; e uma apresentação do artista Micheal Beau, crooner e mestre de cerimônia do famoso bar Stone Wall INN, direto de Nova York. Esse evento tem o formato de um programa jornalístico, que será conduzido pelo Femmenino e convidadas/os/es.
Portal da UFJF – Quando será realizada a Semana Rainbow 2020?
Marcelo do Carmo – Temos o evento de lançamento na noite de 27 de junho, mas o maior volume de ações fica concentrado entre 10 a 16 de agosto.
Portal da UFJF – Quantos e quais eventos estão previstos?
Marcelo do Carmo – No dia 27 de junho: solenidade de abertura, apresentação do espetáculo “Stone Wall 50”, a roda de conversa “StonneWall 51 anos e os diálogos com a história do movimento LGBTTIQ+ no Brasil”, comandada pelo Gesed, show de “Michael Beau e convidadEs”, direto do bar Stone Wall Inn (Nova York). Michael Beau é crooner e “mestre de cerimônia” do bar e, junto com convidadEs, vai revisitar números musicais que marcaram a história do movimento LGBTQI+. A apresentação desse programa fica a cargo de Femmenino e convidades. Em agosto, serão seis edições diárias, com programação diversificada, a partir desse formato jornalístico. Essa programação ainda está sendo organizada.
Portal da UFJF – Como foi o processo de pensar estratégias para manter o evento neste contexto de excepcionalidade?
Marcelo do Carmo – Em um primeiro momento, quando ainda não entendíamos o que iria acontecer nos próximos meses após o início da pandemia, recuamos e pensamos que não conseguiríamos fazer. Aos poucos, fomos entendendo a importância de manter o projeto, a partir da perspectiva que temos que manter ideias, ideais e projetos, mesmo diante das adversidades. É assim que funcionam os movimentos de resistência! E também pensamos que algumas coisas devem ser mantidas… Não podemos virar “terra arrasada” depois que essa pandemia passar. A equipe do projeto então começou a desenhar possibilidades! A partir de uma ideia embrionária, fizemos uma enquete com pessoas próximas que adoraram a ideia e nos estimularam a seguir. Conversamos com alguns parceiros… Eles disseram que “estavam conosco” e assim fomos (e ainda estamos construindo!). Ao mesmo tempo, pensamos que toda crise é também uma oportunidade… Aquela história de transformar um “limão em limonada”!
“Teremos convidadEs de vários países, bem como nosso público vai estar em lugares que nunca conseguiríamos alcançar – e isso é fantástico. Se fizermos um bom trabalho, quem sabe isso pode ser revestido em maior visibilidade”
Hoje, estou convencido que estamos fazendo uma “bela limonada”! Teremos convidadEs de vários países, bem como nosso público vai estar em lugares que nunca conseguiríamos alcançar – e isso é fantástico. Se fizermos um bom trabalho, quem sabe isso pode ser revestido em maior visibilidade, com aumento do número de turistas LGBTQI+ no próximo ano que, historicamente, visitam Juiz de Fora em agosto. Em uma das várias lives que tenho visto, um gestor falou: “sabemos que o momento é difícil, mas, quem sobreviver, sairá mais forte”. Foi necessário entender também que, como somos uma atividade de extensão universitária, é o momento de ampliarmos as comunidades atendidas. Se até 2019 nosso público e as comunidades atendidas eram “locais”, agora ganham uma escala mundial (sendo bastante pretensioso!). Por outro lado, em um momento de tanta incerteza, percebemos que devíamos “cuidar” das pessoas. É o momento do afago, do carinho, da conversa de “pé de ouvido”. Sabemos da importância da militância! Em outros anos tivemos uma postura mais aguerrida. Talvez, este ano, nosso papel principal seja o de “acolher as pessoas”, através da arte, cultura e educação, na tentativa de abrandar fragilidades e vulnerabilidades.
Portal da UFJF – Conte-nos um pouco sobre a equipe organizadora e como estão os trabalhos.
Marcelo do Carmo – Estamos aprendendo a trabalhar remotamente e esse é um dos maiores desafios. Quando íamos lançar os editais para bolsistas de vários cursos, veio a pandemia. Nesse momento, trabalhamos com apenas três alunos, mantidos como bolsistas desde o ano passado: Érica Santana e Lelei Faini (alunos do curso de Turismo) e Maia Maria (aluna do Instituto de Artes de Design). Acreditamos que mais próximo ao evento, precisaremos de mais gente, dependendo das recomendações de biossegurança da Organização Mundial da Saúde e das determinações da UFJF. Em função do formato online – e da falta de competência da equipe para promover um evento totalmente online, solicitamos o apoio da equipe de jornalismo e produção audiovisual da Imagem Institucional, que nos auxilia muito todos os anos.
“Estamos aprendendo a trabalhar remotamente e esse é um dos maiores desafios. Quando íamos lançar os editais para bolsistas de vários cursos, veio a pandemia”
Aliás, não posso deixar de citar o apoio incondicional da UFJF, através dos mais diferentes setores. A gente acaba precisando um pouco de cada um desses setores, que vai desde a licitação de serviços, pagamentos, pró-reitorias e diretorias. Esse evento é, sem sombra de dúvidas, o resultado da contribuição de cada uma dessas pessoas! Como se trata de um evento online, optamos por contratar uma empresa cuja expertise principal é “marketing digital”. Por isso, nossa equipe também passou a ser composta pelo Zine Cultural, que nos presta assessoria nos temas ligados à internet.
Portal da UFJF – Conte-nos um pouco sobre os parceiros da iniciativa.
Marcelo do Carmo – O projeto tem parceiros muito importantes, muito fiéis e que estão conosco desde a primeira edição. Em função do momento que estamos vivendo, este ano não houve (e não haverá) comercialização de cotas de patrocínio, através de chamamento público. Abrimos o evento e nossos espaços nas redes sociais e site para que eles façam o que quiserem, como quiserem e puderem, partindo da premissa de redução de despesas. A gente tem deixado o espaço aberto! O mais legal é que tem muita gente nos procurando, querendo participar. Percebemos que esse é o momento do “ninguém solta a mão de ninguém”, mesmo em tempo de pandemia.
Portal da UFJF – Há alguma questão que você queira acrescentar?
Marcelo do Carmo – Montamos uma “comissão curadora” composta por Proex, Diaaf, Nai, Procult, Imagem, Apes, Sintufejuf, DCE, DepTur, Gesid, Gesed, Coletivo Marielle Franco e “Especialização em Gênero e Sexualidade – perspectivas interdisciplinares” para sugerir o tema deste ano, bem como avaliar os editais de concurso fotográfico, produção audiovisual e “projetos sociais e culturais”. Devo ressaltar que, apesar de insistentes e-mails, algumas entidades ainda não se pronunciaram. No dia 27, estaremos lançando três editais, abertos à comunidade acadêmica e população em geral. Contemplaremos 10 fotos, 10 produções audiovisuais de um minuto e 10 projetos sociais e culturais.
“No dia 27, estaremos lançando três editais, abertos à comunidade acadêmica e população em geral. Contemplaremos 10 fotos, 10 produções audiovisuais de um minuto e 10 projetos sociais e culturais”
Metade dos projetos aprovados será de membros da comunidade acadêmica da UFJF. A outra metade membros da sociedade civil. A premiação para os trabalhos contemplados será assim: fotos (R$ 200,00), audiovisual (R$ 300,00) e projetos (R$ 500,00). Os trabalhos deverão ser em torno do tema proposto pela comissão. Na mesma data, haverá o lançamento do site, que funcionará como plataforma de vídeos, filmes, ofertas de emprego, projetos sociais etc etc. O projeto precisa do engajamento da comunidade LGBTQI+, para que ele gere visibilidade e “ocupação de espaço”. Talvez a gente deva reforçar a campanha “bandeiras na janela, orgulho por toda parte”, que é o tema que conduzirá o evento de lançamento, pedindo às pessoas que coloquem bandeiras na janela.
Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br