Como responder as dúvidas sobre o estudo da Ciência da Religião além da academia? Foi com essa pergunta que o Centro Acadêmico da Graduação em Ciência da Religião (Cacir) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criou a série “CRE responde”. A programação conta com vídeos produzidos por professores convidados e integrantes do Cacir, publicados nas terças-feiras, às 18h, no canal do YouTube e no Instagram.

Com o objetivo de gerar reflexões de forma didática, serão exibidos quatro vídeos, um a cada semana, a partir desta terça, dia 16, e seguindo até 7 de julho. A série é uma continuidade, pois teve início em maio. No vídeo desta semana, a professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e pesquisadora em mídias e religiões, Magali Cunha, explica o tema “Religião, Política e Mídia”. Os vídeos têm cerca de dez minutos e contam inicialmente com a participação de um aluno e membro do Cacir, seguido da explicação e abordagem do professor convidado.

Segundo a estudante de licenciatura e integrante do Centro Acadêmico, Giovanna Sarto, a iniciativa surgiu com o isolamento social no intuito de popularizar as discussões promovidas no curso. “Geralmente são escolhidos assuntos já naturalizados para despertar o interesse das pessoas em nossas pesquisas acadêmicas. Neste contexto de pandemia, o fenômeno religioso se mostra muito importante e presente”.

Giovanna ressalta a importância de divulgar os vídeos nas plataformas digitais. “Pensamos no professor, nos temas e questões importantes que podem ser discutidas no cenário atual. Postamos o vídeo no Instagram e legendado no YouTube, pois é importante expandir essas discussões para atingir também pessoas fora da academia. Por essa razão escolhemos uma linguagem bem didática e simplificada”.

Nas próximas semanas, de 23 de junho a 7 de julho, serão apresentados os temas “Religião e questões ambientais”, com o professor Clodomir Andrade; “Religião e Feminismo” com a professora Fernanda Lemos; seguido do tema “Religião e Poesia”, com Jimmy Sudário. De acordo com os organizadores, a série terá continuidade e os novos temas serão divulgados no Instagram @cacirufjf.

Outras informações: @cacirufjf