A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participa, nesta quarta, 17, e na quinta-feira, 18, do 1º Congresso da Andifes – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. O evento acontece no ambiente virtual e tem como tema central “Realidade e Futuro da Universidade Federal”. 

O congresso se propõe a apresentar experiências e reflexões de cada uma das universidades federais diante do quadro pandêmico causado pelo novo coronavírus. De acordo com o diretor de Imagem Institucional da UFJF e do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), Márcio Guerra, a iniciativa reforça a importância das universidades e institutos federais para o país, além de apresentar as ações desenvolvidas para amenizar os danos causados pela pandemia.

“É a primeira vez que a Andifes faz um congresso deste porte. Nesse período de pandemia, o evento é de extrema importância porque vai mostrar para sociedade o valor da associação, como uma organização que reúne e agrega as universidades e os institutos federais. Além disso, é a oportunidade de discutir o futuro dessas instituições e como elas vão trabalhar o retorno das atividades diante do quadro epidemiológico”, explica.

Programação
Na manhã da quarta-feira, 17, as universidades possuem autonomia para promover em um formato livre, desde que virtual, uma síntese dos reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis de retomada da normalidade em cada instituição. 

Deputada federal e ex-reitora da UFJF, Margarida Salomão, participa de debate on-line, nesta quarta, com o ex-reitor da UFRJ, Roberto Leher (Foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

Nesta perspectiva, a UFJF traz dois temas a serem debatidos. Às 9h, acontece a primeira live que aborda “Ações no combate à Covid-19: cenário atual e perspectivas”. Mediado pela vice-reitora, Girlene Alves, tem como convidados o assessor da coordenação das ações de prospecção da presidência da Fiocruz e analista técnico de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, Marco Aurélio Nascimento; e as professoras da Faculdade de Medicina (Famed) da UFJF, Isabel Leite, que trabalha na área de Saúde Coletiva com ênfase em epidemiologia de doenças crônicas e qualidade de vida; e Sandra Tibiriçá, coordenadora do Laboratório de Habilidades e Simulação.

Às 10h, acontece o debate “Perspectivas para a educação pós-pandemia”, com participação da deputada federal e componente da Frente Parlamentar de Defesa das Universidades Públicas, Margarida Salomão, e do ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador em Políticas Públicas em Educação, Roberto Leher. A mediação fica à cargo do reitor da UFJF, Marcus David.

Além do público poder assistir as palestras, há a possibilidade do encaminhamento de perguntas para os convidados durante as mesas de debate. “Vamos mostrar as muitas ações que a Universidade fez até agora no combate à Covid-19.  Ao mesmo tempo, temos a oportunidade de discutir com duas pessoas que já foram reitores de universidades e têm profundo conhecimento sobre educação”, explica Guerra.

Canais
As lives podem ser assistidas via Youtube

As demais programações, onde acontecem debates transversais, assim como discussões sobre a complexidade do momento; e o encerramento com a palestra “As relações humanas e políticas no Brasil, hoje e no futuro, após a pandemia”, com o professor da Universidade de Campinas (Unicamp), Roberto Romano, podem ser conferidas no site da Andifes.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF