A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) melhorou sua posição global no ranking divulgado pelo Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR, em inglês). Em 2019, a UFJF aparecia como a 1.018ª mais bem avaliada no mundo. Já no último levantamento, de 2020, figura na 1.005ª posição. O ranking divulgado pelo CWUR – uma consultoria na área de Educação dos Emirados Árabes Unidos que inclui as melhores entre 20 mil universidades espalhadas pelo globo – também consolidou a UFJF como a 22ª universidade brasileira e a  terceira de Minas Gerais.

Fonte: CWUR

O reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, comemorou o resultado. “A Universidade recebe com muita alegria, neste momento de tanta dificuldade, essa boa notícia de ter melhorado no ranking internacional e de se manter como uma das principais instituições de Ensino Superior de Minas e do país. Compartilhamos essa vitória com toda a comunidade acadêmica: estudantes, professores e técnico-administrativos em Educação”.

Sete indicadores são levados em consideração pelo ranking do CWUR para chegar à nota e à respectiva classificação de cada instituição. Eles incluem qualidade da educação, mensurada pela quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais (25% da nota); empregabilidade (25%); quantidade de docentes vencedores de prêmios internacionais (10%); número de publicações (10%); número de artigos publicados em revistas especializadas (10%); influência dos artigos (10%); e citações dos artigos (10%).

A diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, explica que, dentre os indicadores quantitativos do ranking, a Universidade destacou-se nos quesitos ligados à pesquisa. “Este indicador foi suficiente para manter a UFJF na mesma colocação do ano passado, com relação às universidades brasileiras”, afirma. Para Michèle, o desempenho reflete o aumento qualitativo e quantitativo de publicações científicas vindas dos pesquisadores da UFJF. “Em um contexto de tanta dificuldade, é gratificante ter o valor do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da nossa Universidade reconhecido por um organismo internacional e ainda vê-la ganhando posições dentre as demais instituições do mundo”.

O Ranking
O ranking do CWUR começou em 2012 como um projeto desenvolvido em Jeddah, na Arábia Saudita, para classificar as cem melhores universidades do mundo. Ao longo dos anos, foi expandido e, em 2020, o Centro lista as 2 mil melhores universidades, sendo o maior ranking acadêmico de universidades mundiais.

Instituições brasileiras começaram a ser incluídas no ranking em 2014, com 18 referências no ensino superior. Neste ano, 57 universidades do Brasil são consideradas entre as melhores do mundo. O top 3 das brasileiras é formado, desde 2014, pela Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

As três melhores em nível mundial são norte-americanas: Universidade de Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Universidade de Stanford, respectivamente. A Universidade de Harvard se mantém em primeiro lugar desde 2012.